A artrite séptica é uma infecção dolorosa em uma articulação. esta infecção pode provir de germes que viajam pela corrente sanguínea de outra parte do seu corpo. Além disso, ela também pode ocorrer quando uma lesão penetrante entrega germes diretamente na articulação.
Os lactentes e adultos mais velhos são mais propensos a desenvolver. Os joelhos são mais comumente afetados, mas a artrite séptica também pode afetar quadris, ombros e outras articulações.
Além disso, a infecção pode prejudicar de forma rápida e severa a cartilagem e o osso dentro da articulação, pelo que o tratamento imediato é crucial. O tratamento envolve drenar a articulação com uma agulha ou cirurgicamente. Os antibióticos também são geralmente necessários para tratar a infecção.
O que causa artrite séptica?
A artrite séptica pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. A infecção bacteriana com Staphylococcus aureus (estafilodroma) é a causa mais comum. Staph geralmente vive com uma pele mesmo saudável.
No entanto ela pode se desenvolver quando uma infecção, como uma infecção da pele ou infecção do trato urinário, se espalha através da corrente sanguínea para uma articulação. Menos comumente, uma ferida por punção, injeção de drogas ou cirurgia em ou perto de uma articulação pode dar entrada de germes no espaço articular.
O revestimento das articulações (sinovial) tem pouca capacidade de se proteger contra a infecção. A reação do seu corpo à infecção – incluindo inflamação que pode aumentar a pressão e reduzir o fluxo sanguíneo dentro da articulação – contribui para o dano.
Quais são os sintomas da artrite séptica?
Apesar de existir diversos tipos de artrite, os sintomas costumam não variar muito. Eles são:
- Dor;
- Inchaço nas articulações;
- Vermelhidão em torno da articulação;
- Rigidez, principalmente durante a manhã;
- A articulação fica “quente” por conta da inflamação;
- Diminuição na capacidade de se movimentar.
Como diagnostica a artrite séptica?
A história clínica e o exame físico constituem o passo inicial para o diagnóstico da artrite, mas ele pode ser complementado pelos seguintes testes de laboratório: análise e cultura do líquido articular (cor, consistência, volume e composição); exames de sangue; exames de imagem (radiografias e outros).
Quando há artrite, este líquido assume aspecto leitoso ou amarelado-esverdeado, frequentemente purulento, contendo grande número de células brancas e bactérias.
Qual é o tratamento para artrite séptica:
O tratamento é iniciado em internamento no hospital para permitir a injeção de antibióticos diretamente na veia e combater mais rapidamente as bactérias que estão causando o problema, controlando os sintomas.
Normalmente, o internamento dura cerca de 2 semanas e, nesse tempo, além dos antibióticos, o ortopedista pode ainda utilizar uma agulha para retirar o excesso de pus da articulação, permitindo aliviar a dor e diminuir o inchaço da articulação.