A siringomielia é o desenvolvimento de um cisto cheio de líquido (syrinx) dentro da medula espinhal. Ao longo do tempo, o cisto pode aumentar, danificar sua medula espinhal e causar dor, fraqueza e rigidez, entre outros sintomas.
Siringomielia tem várias causas possíveis, embora a maioria dos casos esteja associada a uma condição em que o tecido cerebral se projeta em seu canal espinhal (malformação de Chiari).
Outras causas incluem tumores da medula espinhal, lesões da medula espinhal e danos causados por inflamação em sua medula espinhal.
Causas:
A maioria são causados por uma malformação do cérebro conhecida como malformação Chiari tipo 1 (CM1). CM1 ocorre onde o cérebro se junta à medula espinhal. Nessa malformação, o tronco cerebral está abaixo do normal.
Localizado na parte traseira do tronco cerebral é o cerebelo. Muitas vezes com CM1, as bases dos lobos do cerebelo, ou as amígdalas cerebelares, sobressaem do crânio e no canal espinhal.
A siringomielia pode se desenvolver como uma complicação de:
- meningite;
- trauma;
- um tumor;
- hemorragia;
- araquinoidite.
Tratamentos da siringomielia:
O tratamento depende da progressão e se você está enfrentando sintomas que perturbam sua vida.
Se você não tem sintomas ou sintomas leves, você não precisará de tratamento. Seu neurologista irá monitorar a progressão da siringomielia.
Se seus sintomas estão afetando negativamente sua vida, seu neurologista recomendará a cirurgia. O objetivo da cirurgia é aliviar a pressão sobre a medula espinhal. O tipo de cirurgia dependerá da causa da sua siringomielia.