O câncer colorretal ou câncer do intestino grosso, chamado também câncer de cólon e reto, é uma doença que atinge indistintamente homens e mulheres. Além disso, o câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos. Estimativa de novos casos: 34.280, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres (2016 – INCA).
O que é o câncer colorretal?
O câncer colorretal é uma doença maligna que atinge o intestino grosso e o reto. É um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo, sendo responsáveis por diversas mortes. No Brasil, segundo o INCA, quase 30 mil pessoas foram atingidas no ano de 2010, é o quarto câncer mais frequente no Brasil. As regiões Sul e Sudeste são as com maior incidência da doença sendo que o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os estados com maior incidência da doença.
Suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, entretanto alguns fatores podem aumentar os riscos de desenvolvimento da doença, como histórico familiar e hábitos alimentares. Normalmente a doença é mais comum após os 50 anos de idade. Pessoas acima do peso, sedentárias e com doenças inflamatórias no intestino grosso são alguns dos grupos de risco da doença.
Sintomas do câncer colorretal:
Qualquer pessoa com um dos sintomas abaixo deve procurar um médico – principalmente se houver sangramento pelo ânus – para realizar um exame clínico. Entre esses exames, pode ser necessária a realização do toque retal e do exame de colonoscopia. Os principais sintomas são:
- Mudança do hábito intestinal, isto é, constipação ou diarreia sem associação com o alimento ingerido.
- Anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento.
- Sangramento pelo reto.
- Sensação de evacuação incompleta.
Causas do câncer colorretal:
Resulta da interação de fatores genéticos, ambientais e dietéticos. Algumas síndromes genéticas (descritas abaixo) são responsáveis por uma minoria dos casos, sendo a maioria dos casos ocorridos ao acaso devido a interação dos fatores de risco que seguem.
Tratamento do câncer colorretal:
A cirurgia é o tratamento inicial do câncer colorretal, retirando a parte do intestino afetada e os nódulos linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema imunológico) próximos à região. Em seguida, a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, é utilizada para diminuir a possibilidade de volta do tumor.
O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.