A adenoidite é quando as adenoides se inflamam de uma infecção. O sistema linfático desempenha vários papéis para ajudar a protegê-lo contra a infecção. As adenoides são parte do sistema linfático.
As adenoides armazenam glóbulos brancos e anticorpos que ajudam a destruir possíveis infecções que ameaçam sua saúde. Se as adenoides se inflamarem, elas podem não funcionar corretamente.
Adenoides são semelhantes às amígdalas. São constituídas por tecido linfático e estão localizadas no espaço acima do céu da boca (nasofaringe) e não podem ser vistas ao olhar no nariz ou na garganta do seu filho.
As adenoides também ajudam a combater infecções. As adenoides podem causar problemas se forem ampliadas ou infectadas.
O que é adenoidite?
As adenoides são uma massa de tecido que, junto com suas amígdalas, ajudam a mantê-lo saudável atrapando germes nocivos que passam pelo nariz ou boca. Elas também produzem anticorpos para ajudar seu corpo a combater infecções.
Ao contrário das amígdalas, que podem ser facilmente vistas abrindo a boca, você não pode ver as adenoides. Além disso, um médico deve usar um pequeno espelho ou instrumento especial com uma luz para ver as adenoides. Às vezes, os raios-X podem ser pedidos para vê-los com mais clareza.
Enquanto as adenoides desempenham um papel importante na manutenção de uma pessoa saudável, à medida que envelhece, as adenoides tornam-se menos importantes, porque seu corpo é capaz de combater a infecção de outras maneiras. De fato, as adenoides muitas vezes diminuem em torno dos 5 ou 6 anos e quase desaparecem na adolescência.
Causas da adenoidite:
Ela pode ser bacteriana ou viral. A adenoidite bacteriana é causada por bactérias como Streptococcus. A viral pode ser causada por um número de vírus como o vírus Epstein-Barr, adenovírus ou rinovírus.
Sintomas da adenoidite:
Ela pode começar como um inchaço ou alargamento das adenoides. Além disso, o inchaço pode bloquear ou restringir as vias respiratórias, mas também pode tornar difícil a respiração pelo nariz.
Outros problemas associados com esta condição incluem:
- Ronco durante o sono;
- Dor de garganta ou garganta seca devido a respirar pela boca;
- Sons por via nasal quando se fala, como se você estivesse a falar através de seu nariz;
- Corrimento nasal, que produz muco verde ou descolorido;
- Respirar pela boca torna-se mais confortável do que respirar pelo nariz.
Fatores de risco:
Os fatores de risco incluem:
- Poeira;
- Alergias a várias substâncias;
- Infecção das amígdalas (a adenoidite às vezes é acompanhada de amigdalite;
- Infecções recorrentes de garganta, nariz ou pescoço;
- Poluição;
- Infecção por via aérea de outros.
Tratamentos da adenoidite:
O tratamento específico para adenoidite será determinado pelo médico com base em:
- Extensão da infecção;
- A tolerância do seu filho para medicamentos, procedimentos ou terapias específicas;
- A idade, a saúde geral e o histórico médico;
- Sua opinião ou preferência;
- Expectativas para o curso da infecção;
- Tipo de infecção.
O médico decidirá o melhor tratamento. Além disso, o tratamento depende da causa da infecção, da gravidade da infecção e do número de vezes que a criança desenvolveu infecções. Além disso, o médico pode solicitar antibióticos para ajudar com a infecção.
Algumas crianças podem ser encaminhadas para um cirurgião da orelha, nariz e garganta para remover as adenoides.
Esta cirurgia é chamada de adenoidectomia . Muitas vezes, as amígdalas e adenoides são removidas ao mesmo tempo, mas, às vezes, apenas uma é removida. Além disso, o médico do seu filho irá discutir isso com você.