A conjuntivite pode ser considerada aguda ou crônica, porém não tende a deixar sequelas no paciente infectado. Tem como principal causa reações alérgicas de diferentes origens e também a mudança brusca de clima, além de vírus e bactérias que podem se alojar nessa parte do corpo.
Vale lembrar que apesar de ser uma doença “simples” é bem contagiosa quando em forma viral ou bacteriana, sendo transmitida apenas com o contato das mãos, secreção e objetos contaminados.A Conjuntivite infecciosa é o tipo mais comum.
Essa categoria de Conjuntivite é contagiosa, ou seja, é possível passar para outras pessoas pelo ar ou contato com o local. Ela pode acometer um ou os dois olhos e, normalmente, apresenta lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, secreção (clara ou amarelada) e hiperemia (olhos vermelhos).
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é a inflamação nos olhos e os primeiros sinais e sintomas são a vermelhidão na parte branca dos olhos, o prurido ou “comichão”, o lacrimejo, a sensibilidade à luz, entre outros que podem variar de acordo com a Conjuntivite presente.
Além disso, os diferentes tipos variam de acordo com o agente patogênico envolvido, como veremos adiante com detalhe. A conjuntiva é a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.
A conjuntiva tem como principal função proteger o olho das agressões externas do meio ambiente, provocando para o efeito uma reação defensiva inflamatória.
Causas da Conjuntivite:
A conjuntivite causada por bactérias ou vírus possui um alto nível de transmissão e ela se dá através do contato com a secreção causada pela doença e também por objetos contaminados.Portanto, confira abaixo algumas formas de transmissão:
- Usar maquiagem da pessoa contaminada com o vírus (ou bactéria);
- Usar a mesma toalha ou dormir com o mesmo travesseiro da pessoa contaminada;
- Partilhar óculos ou lentes de contato;
- Abraços e beijos.
No entanto ao contrário do que muitos pensam, a doença não é transmitida pelo ar, porém, é preciso ter em mente que, mesmo a doença se limitando aos olhos, o vírus está presente em qualquer parte do corpo da pessoa infectada, como no rosto ou nas mãos.
Quais são os sintomas da conjuntivite?
Os principais sintomas da Conjuntivite são:
- olhos vermelhos;
- Coceira;
- Pálpebras inchadas;
- Secreção purulenta;
- Secreção esbranquiçada;
- Visão borrada;
- Ao acordar, o paciente tem dificuldade em abrir os olhos;
- Sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade;
- Sensação de areia nos olhos.
Quais são os fatores de risco?
- O fator de risco mais comum é colocar as mãos sujas e/ou contaminadas nos olhos.
- Além disso, existem doenças que podem predispor o indivíduo, como herpes, doenças autoimunes ou virais.
- Por fim, a baixa imunidade também pode favorecer seu surgimento.
Outros fatores de risco são:
- Exposição a algo para o qual você é alérgico.
- Exposição a alguém infectado com a forma viral ou bacteriana.
- Usando lentes de contato, especialmente uso prolongado.
Qual é o tratamento?
Além disso, o tratamento depende da causa. Medicamentos (pomadas ou colírios) podem ser recomendados para combater a infecção, aliviar os sintomas e o desconforto. Algumas recomendações podem ajudar:
- Lavar as mãos com frequência;
- Não colocar as mãos nos olhos para evitar a recontaminação;
- Evitar coçar os olhos para diminuir a irritação da região;
- Lavar as mãos antes e depois da aplicação do medicamento;
- Não encostar o frasco do medicamento nos olhos;
- Suspender o uso de lentes de contato.