O zumbido no ouvido é caracterizado como um dos sintomas da perda auditiva e atinge aproximadamente 15 a 17% da população mundial, de acordo com dados da (OMS), o que corresponde a cerca de 250 milhões de pessoas.
Só no País, o esse número chega a 25 milhões de pessoas. Além disso, estimativas revelam que em 80% dos casos o zumbido no ouvido é bloqueado pelo cérebro e o indivíduo não sente incômodo.
Porém, em 15% dos casos, os pacientes sentem indisposições e 5% dos indivíduos têm o chamado ‘zumbido incapacitante’, que compromete a vida profissional, social e a saúde.
Causas do zumbido no ouvido:
As Condições que levam podem ter origem no próprio sistema auditivo ou em outros sistemas que afetam o ouvido de forma indireta.
Os principais problemas originados no sistema auditivo são:
- Bloqueio por cera
- Perda auditiva relacionada à idade
- Exposição a ruídos altos, tanto no lazer quanto no trabalho
- Neurinoma do acústico (tumor raro que acomete o nervo auditivo)
- Alterações dos ossículos da audição
- doença de ménière.
Tratamentos:
Para tratar é necessário conhecer a causa do zumbido. Além disso, algumas vezes, o tratamento é simples, podendo incluir a remoção de cera pelo médico, o uso de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido, por exemplo.
Entretanto, em alguns casos, o tratamento é demorado e mais complicado, podendo necessitar de um conjunto de terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do zumbido.