A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. Esse problema, costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde.
Causa da hipertensão pulmonar:
Qualquer pessoa pode desenvolver a hipertensão pulmonar, porém é mais comum em adultos acima dos 30 anos. Apesar de não estarem totalmente esclarecidas, as alterações da circulação pulmonar estão relacionadas a aumento da inflamação, fibrose e estreitamento dos vasos sanguíneos. Assim, as principais causas, são:
Primárias: acontecem devido a alterações na formação dos vasos pulmonares, por causas desconhecidas, sendo, neste caso, chamadas de idiopáticas, e, também, por causas hereditárias, e doenças, como doenças da tireoide, esclerodermia, lúpus, infecção pelo HIV e doenças do sangue, por exemplo.
Secundárias: causadas por alterações no coração, como insuficiência cardíaca, e doenças pulmonares, como enfisema, apneia do sono, trombose pulmonar ou sarcoidose, por exemplo.
Todas estas causas provocam dificuldade na circulação de sangue dentro do pulmão, o que pode sobrecarregar ainda mais o coração, e, se não forem logo tratadas, os sintomas ficam cada vez piores.
Fatores de Risco:
- É um jovem adulto, uma vez que a hipertensão pulmonar idiopática é mais comum em adultos mais jovens;
- Está com excesso de peso;
- Tem uma história familiar da doença;
- Uma das várias condições que podem aumentar seu risco de desenvolver;
- Usa drogas ilegais, como cocaína;
- Toma determinados medicamentos para supressão do apetite;
- Um risco existente de desenvolver como um histórico familiar da condição, e você mora a uma altitude elevada.
Sintomas de hipertensão pulmonar:
Os sintomas iniciais incluem:
- Falta de ar durante a atividade de rotina;
- Fadiga;
- Dor no peito;
- Batida cardíaca;
- Dor no lado superior direito do abdômen;
- Diminuição do apetite.
Os sintomas posteriores incluem:
- Sentindo cabeça clara, especialmente durante a atividade física;
- Desmaio;
- Inchaço nos tornozelos ou pernas;
- Lábios ou pele azulada.
Tratamento da hipertensão pulmonar:
Para tratar a hipertensão pulmonar, deve-se tentar corrigir o que a originou, como com o tratamento da doença cardíaca ou problemas pulmonares, por exemplo.
Medicamentos podem ser usados para tentar melhorar a circulação e reduzir a pressão do pulmão, como anticoagulantes, vasodilatadores, anti-hipertensivos, diuréticos e terapia com máscara de oxigênio. Entretanto, em casos muito graves, o transplante cardíaco ou pulmonar podem ser a única solução.
Exercícios respiratórios, orientados por um fisioterapeuta podem, também, ajudar na recuperação e melhora dos sintomas.