A queratose actínica se apresenta como uma lesão de cor avermelhada e áspera localizada frequentemente no rosto, nos lábios, nas orelhas no dorso das mãos, no antebraço, nos ombros, e no couro cabeludo e no colo.
As lesões geralmente são pequenas e podem ser múltiplas. Geralmente, são mais palpáveis que visíveis e podemos percebê-las passando suavemente as mãos nas áreas expostas ao sol e sentindo alguns pontos ásperos ao tocar.
Sintomas da queratose actínica:
Algumas queratose actínica são similares às verrugas e podem apresentar diferentes aspectos, dependendo da localização. É importante examinar a pele constantemente, e observar se existem lesões anormais, que mudem de tamanho, textura ou forma.
Algumas delas podem ser como “lixas”, tamanha a aspereza, outras descamam ou formam uma crosta mais dura. Deve-se ficar atento, pois se houver sangramento, pode ser indício de que a lesão esteja se tornando maligna.
A queilite actínica é outra forma de queratose actínica. Além disso, ela se desenvolve nos lábios e também tem potencial para se transformar em carcinoma. Normalmente, em indivíduos com queilite actínica perdem o limite do vermelhão dos lábios e têm o inferior mais esbranquiçado e seco que o superior.
Tratamentos da queratose actínica:
Se você tem pele seca, tente usar um hidratante que contenha pelo menos um dos seguintes ingredientes: glicerina, ureia, ácido piroglutâmico, sorbitol. Além disso, ácido láctico, sais de lactato ou ácidos alfa-hidroxi.
Para Queimaduras solares, tente aplicar compressas frias (como um pano frio, molhado) na sua pele lesada, ou névoa na área, com sprays de água fria. Além disso, se o desconforto persistir, tome uma medicação de venda livre para a dor, como o ibuprofeno.