Doenças e Tratamentos

Hipertricoses: o que é, causas, sintomas e tratamentos

hipertricoses

A hipertricoses é uma condição caracterizada por crescimento excessivo de cabelo em qualquer lugar do corpo de uma pessoa. Isso pode afetar mulheres e homens, mas é extremamente raro.

Hipertricoses: o que é, causas, sintomas e tratamentos
hipertricoses o que é, causas, sintomas e tratamentos

O crescimento anormal do cabelo pode cobrir o rosto e o corpo ou ocorrer em pequenos remendos. A hipertricoses pode aparecer no nascimento ou desenvolver ao longo do tempo.

O que é hipertricoses?

A hipertricoses é uma condição rara e curiosa que causa crescimento excessivo de cabelo em qualquer lugar do corpo de uma pessoa. A hipertrose é conhecida como síndrome de lobisomem. A hipertrose pode ser confundida com o hirsutismo . O hirsutismo é uma condição mais comum que faz com que as mulheres cresçam os cabelos grosseiros nas áreas que os homens costumam fazer, como no queixo.

Tipos de hipertricoses:

hipertricoses congênita lanuginosa: Primeiro aparece como lanugo normal, o cabelo fino encontrado em um bebê, no nascimento. Mas, em vez de desaparecer durante as semanas subsequentes, o cabelo suave e fino continua a crescer em vários lugares do corpo do bebê.

Hipertricose terminais Congênita: o crescimento anormal do cabelo começa no nascimento e continua ao longo da vida de uma pessoa. O cabelo, geralmente longo e grosso, cobre o rosto e o corpo da pessoa.

Hipertricose Nevoid: o crescimento excessivo do cabelo de qualquer tipo aparece em uma área definida. Em alguns casos, mais de um pedaço de cabelo está presente.

Hirsutismo: esta forma de hipertricose é limitada às mulheres. Isso resulta em cabelo escuro e grosso crescendo em lugares em que as mulheres normalmente não têm cabelo, como o rosto, o peito e as costas.

Hipertricose adquirida: ao contrário da hipertricose congênita, a forma adquirida da doença tende a se desenvolver mais tarde na vida. Além disso, resulta em dois tipos de cabelos diferentes do lanugo: cabelo vellus ou cabelos terminais. O excesso de cabelo pode crescer em pequenas manchas ou em todas as áreas de crescimento de cabelo do corpo de uma pessoa.

Sintomas de hipertricoses:

Como mencionado anteriormente, podem ocorrer no nascimento ou desenvolver-se mais tarde na vida.

A hipertricoses geralmente produz um dos três tipos de cabelo:

  • Vellus: os folículos para esses cabelos geralmente são curtos (menos de 1/13 de polegada de comprimento, de acordo com o Indian Journal of Endocrinology and Metabolism ). Eles podem estar localizados em qualquer lugar, exceto as solas dos pés, costas das orelhas, lábios e palmas das mãos, ou no tecido cicatricial. Vellus pode ser pigmentado ou não pigmentado.
  • Lanugo: Este tipo de cabelo é muito macio e bem, como esse no corpo de um bebê recém nascido. Geralmente não possui pigmento. A maioria dos bebês perde lanugo dentro de alguns dias ou semanas após o nascimento. Se a hipertricose estiver presente, o lanugo pode permanecer a menos que seja tratado e removido.
  • Terminal: o cabelo é longo e grosso, e geralmente muito escuro.
    As mulheres com hirsutismo desenvolvem cabelos rígidos e escuros em lugares como o rosto, o peito e as costas.

Outro sintoma comum de hipertricoses é um problema com suas gengivas ou dentes. Alguns dentes podem estar faltando, ou suas gengivas podem ser ampliadas.

Hipertricoses: o que é, causas, sintomas e tratamentos
causas da hipertricoses

Tratamentos:

A hipertricose não possui cura, e você não pode fazer nada para prevenir a forma congênita da doença. Além disso, o risco de certas formas de hipertricoses adquiridas pode ser reduzido, evitando certos medicamentos, como o minoxidil. Envolve a remoção de cabelo através de uma variedade de métodos de curto prazo. Eles incluem:

  • barbear
  • epilação química
  • depilação
  • arrancando
  • branqueamento de cabelo

Todos esses métodos são soluções temporárias. Eles também correm o risco de causar irritação cutânea dolorosa ou desconfortável. Além disso, e em algumas partes do seu corpo, esses tratamentos não são fáceis de fazer.

Os tratamentos a longo prazo incluem eletrólise e cirurgia a laser. A eletrólise é a destruição de folículos pilosos individuais com pequenas cargas elétricas. A cirurgia a laser envolve a aplicação de uma luz laser especial em vários cabelos ao mesmo tempo. Além disso, a perda de cabelo pode ser permanente com esses tratamentos, embora você precise de algumas sessões para completar o trabalho.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.