O sonambulismo não é mais caracterizado como um distúrbio do sono propriamente dito, mas sim como uma variação dele. O sonambulismo é identificado principalmente pelo vai-e-vem pela casa, pode incluir ainda conversas e acontece na primeira metade da noite. Pode durar pouco tempo ou até 40 minutos e se repetir ao longo da noite.
Durante esses episódios, a pessoa apresenta uma redução do estado de alerta, um olhar vazio e uma relativa ausência de resposta à comunicação com outras pessoas. Então, confira sobre o Sonambulismo – o que é, causas e tratamentos:
O que é:
É um tipo de parassonia, um comportamento disruptivo anormal que ocorre durante o sono. Mais comumente visto em crianças de 3 a 8 anos de idade, o sonambulismo é hereditário e tipicamente se resolve espontaneamente durante a adolescência.
Causas do Sonambulismo:
Ainda não há certeza do que causa o sonambulismo, o que se sabe é que ele costuma afetar principalmente os homens e que há alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver o transtorno. Eles são:
- Ansiedade;
- Enxaqueca;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Narcolepsia;
- Depressão;
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Estresse;
- AVC;
- Traumatismo craniano;
- Ficar muito tempo sem dormir;
- Cansaço excessivo;
- Febre;
- Apneia do sono;
- Asma;
- Mudanças na rotina do sono;
- Ingerir bebidas alcoólicas (principalmente antes de dormir);
- Ingerir determinados medicamentos (zolpidem).
Tratamento:
Como o sonambulismo é tipicamente observado em crianças, não há tratamentos indicados. O ideal é que os pais tomem cuidado com a criança e com o ambiente em que ela pode circular durante a noite para garantir sua segurança. É uma fase que a criança vive e que, geralmente, passa com o passar dos anos.
Apenas quando os episódios são muito frequentes e podem influenciar no dia a dia da criança e da família, alguns medicamentos específicos podem ser prescritos pelo médico.