Incontinência urinária é quando alguém é incapaz de controlar a urina. Além disso, a perda do controle da bexiga é um problema comum, muitas vezes embaraçoso. A gravidade varia de ocasionalmente vazando urina quando tossir ou espirrar para ter um desejo de urinar que é tão súbita e forte que você não consegue um banheiro a tempo.
Embora ocorra mais frequentemente à medida que as pessoas envelhecem, não é uma consequência inevitável do envelhecimento. Se a incontinência urinária afeta suas atividades diárias, não hesite em consultar o seu médico. Para a maioria das pessoas, mudanças de estilo de vida simples ou tratamento médico podem aliviar o desconforto ou parar a incontinência.
Principais sintomas da Incontinência Urinaria:
Muitas pessoas experimentam vazamentos ocasionais e menores de urina. Outros podem perder pequenas ou moderadas quantidades de urina com mais frequência.
Os tipos de incontinência urinária incluem:
1. Estresse:
Perda de urina quando você exerce pressão sobre sua bexiga, tossindo, espirrando, rindo, exercitando ou levantando algo pesado.
2. Impulso:
Você tem um desejo súbito e intenso de urinar, seguido de uma perda involuntária de urina. Talvez seja necessário urinar com frequência, inclusive durante a noite. A incontinência de urgência pode ser causada por uma condição menor, como infecção, ou uma condição mais grave, como um distúrbio neurológico ou diabetes.
3. Excesso de fluxo:
Você experimenta um drible frequente ou constante de urina devido a uma bexiga que não esvazia completamente.
4. Funcional:
Uma deficiência física ou mental o impede de chegar ao banheiro a tempo. Por exemplo, se você tiver artrite severa, talvez não seja capaz de desabotoar as calças com rapidez suficiente.
5. Mista:
Você experimenta mais de um tipo de incontinência urinária.
Principais Causas da Incontinência Urinaria:
A incontinência urinária não é uma doença, é um sintoma. Pode ser causada por hábitos cotidianos, condições médicas subjacentes ou problemas físicos. Uma avaliação minuciosa pelo seu médico pode ajudar a determinar o que está por trás da sua incontinência.
Incontinência temporária:
Certas bebidas, alimentos e medicamentos podem atuar como diuréticos – estimulando sua bexiga e aumentando seu volume de urina. Eles incluem:
- Álcool.
- Cafeína.
- Bebidas carbonatadas e água gelada.
- Adoçantes artificiais.
- Chocolate.
- Pimenta.
- Alimentos ricos em especiarias, açúcares ou ácidos, especialmente cítricos.
- Medicamentos para o coração e pressão sanguínea, sedativos e relaxantes musculares.
- Grandes doses de Vitamina C.
Também pode ser causada por uma condição médica facilmente tratável, tais como:
- Infecção do Trato Urinário: As infecções podem irritar sua bexiga, fazendo com que você tenha fortes impulsos para urinar e às vezes incontinência.
- Prisão de Ventre: O reto está localizado perto da bexiga e compartilha muitos dos mesmos nervos. As duras fezes compactas no seu reto causam que estes nervos sejam hiperativos e aumente a freqüência urinária.
Incontinência persistente:
A incontinência urinária também pode ser uma condição persistente causada por problemas ou mudanças físicas subjacentes, incluindo:
- Gravidez.
- Parto.
- Muda com a idade.
- Menopausa.
- Histerectomia.
- Próstata alargada.
- Câncer de próstata.
- Obstrução.
- Problemas neurológicos.
Fatores de risco da incontinência urinária:
Fatores que aumentam seu risco de desenvolver incontinência urinária incluem:
- Gênero: As mulheres são mais propensas a ter incontinência de estresse. Gravidez, parto, menopausa e anatomia feminina normal são responsáveis por esta diferença. No entanto, os homens com problemas da próstata estão em maior risco de incontinência e incontinência de transbordo.
- Idade: À medida que envelhece, os músculos de sua bexiga e uretra perdem parte da sua força. As mudanças com a idade reduzem o quanto sua bexiga pode manter e aumenta as chances de liberação involuntária de urina.
- Estar acima do peso: O peso extra aumenta a pressão na sua bexiga e nos músculos circundantes, o que os enfraquece e permite que a urina vaze quando tossir ou espirrar.
- Fumar: O uso de tabaco pode aumentar seu risco de incontinência.
- História de Família: Se um familiar próximo tem incontinência, especialmente a incontinência urgente, seu risco de desenvolver a condição é maior.
- Outras Doenças: Doença neurológica ou diabetes pode aumentar seu risco de incontinência.
Prevenção da Incontinência Urinária:
A incontinência urinária nem sempre é evitável. No entanto, para ajudar a diminuir o risco:
- Mantenha um Peso Saudável.
- Pratique os exercícios do assoalho pélvico.
- Evite irritantes da bexiga, como cafeína, álcool e alimentos ácidos.
- Coma mais fibras, o que pode prevenir constipação, causa de incontinência urinária.
- Não fume, ou procure ajuda para parar de fumar.