A anemia na gravidez é uma condição médica em que não há suficientes hemácias saudáveis para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando os tecidos não recebem uma quantidade adequada de oxigênio, muitos órgãos e funções são afetados. Ela é especialmente uma preocupação porque está associada ao baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e mortalidade materna.
As mulheres que estão grávidas estão em maior risco de desenvolver anemia devido à quantidade excessiva de sangue que o corpo produz para ajudar a fornecer nutrientes para o bebê. A anemia na gravidez pode ser uma condição leve e facilmente tratada se capturada no início. No entanto, pode tornar-se perigoso, tanto para a mãe quanto para o bebê, se não for tratado.
Causas da anemia na gravidez:
A anemia na gravidez não é diferente, falta a vitamina e o ferro que o corpo necessita para ficar saudável acontece com muita frequência na época da gravidez. Nessa fase a mulher precisa do dobro dos nutrientes que o corpo precisaria normalmente.
1. Anemia ferropriva:
A anemia mais frequente é a ferropriva, a devido a falta de ferro no organismo. A quantidade necessária para uma mulher não grávida é de cerca de 15mg de ferro diariamente para manter o organismo longe da presença de anemia na gravidez esse valor dobra!
2. Anemia por deficiência de folato:
A anemia por deficiência de folato é outro tipo comum. As mulheres precisam de níveis mais elevados de folato durante a gravidez. Um suplemento chamado ácido fólico é recomendado mesmo antes de uma mulher tentar engravidar. O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural durante a gravidez, razão pela qual é um suplemento recomendado.
3. Deficiência de vitamina B-12:
A vitamina B12 também é utilizada pelo organismo na produção de glóbulos vermelhos. Algumas mulheres podem ter problemas para processar o B12, o que pode levar a uma deficiência. A deficiência de folato e a deficiência de vitamina B12 geralmente podem ser encontradas juntas. O médico precisará examinar os valores do laboratório para determinar o tipo de anemia que você possui.
Sinais e sintomas da anemia na gravidez:
Os sintomas da anemia na gravidez podem ser confundidos com os sintomas da própria gravidez, pois geralmente são:
- Cansaço;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Dor nas pernas;
- Falta de apetite;
- Pele pálida;
- Olhos descorados.
Outros sintomas como queda de cabelo também podem aparecer, mas são mais comuns nos casos de anemia grave.
Tratamentos:
A anemia na gravidez pode ser facilmente tratada pela adição de suplementos de ferro ou vitaminas à sua rotina diária. Normalmente, isso é tudo o que é necessário para reverter os efeitos da anemia. No entanto, em casos muito raros, as mulheres com anemia grave podem precisar de uma transfusão de sangue. Fale com o seu médico sobre quais suplementos podem ser necessários para você.