A aveloz é da família das Euphorbiaceae, também conhecida como graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião. Planta suculenta, muito semelhante a um cacto, pode crescer até 10 m de altura.
O tronco principal e ramos principais são lenhosos, marrom-claro ou pardacentos. Os ramos jovens são verdes, cilíndricos, lembram um lápis e é um de seus nomes populares.
Além disso, as folhas são minúsculas, caem muito cedo e suas funções são desempenhadas pelos brotos mais jovens. Toda a planta verte um látex branco e cáustico quando cortada.
O que é aveloz?
A aveloz é um planta tóxica que vem sendo estudada para combater o câncer, uma vez que é capaz de eliminar algumas células cancerígenas, impedindo o seu desenvolvimento e reduzindo o tumor.
No enatnto, a aveloz é uma planta nativa da África, mas que pode ser encontrada no nordeste do Brasil e que, normalmente, apresenta cerca de 4 metros de altura, tendo vários ramos verdes carnudos e poucas folhas e flores.
Seu nome cienetífico é Euphorbia tirucalli e pode ser encontradas em algumas farmácias de manipulação e algumas lojas de produtos naturais sob a forma de látex.
No entanto, é recomendado consultar um médico ou fitoterapeuta antes de consumir esta planta, pois é bastante tóxica quando não utilizada de forma adequada.
Benefícios da aveloz para saúde:
1. Cheio de nutrientes:
A aveloz contêm quantidades decentes de vitamina B6, folato, fósforo, potássio e zinco. Além disso, são uma rica fonte de gorduras mono e poli-insaturadas e contêm uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-6 e ômega-9, como o ácido oleico.
2. Carregado com antioxidantes:
Esta planta fornecem quantidades significativas de antioxidantes que protegem o corpo do estresse oxidativo, que pode danificar a estrutura celular e promover o envelhecimento, o câncer e as doenças cardíacas.
Os antioxidantes mais abundantes nas avelãs são conhecidos como compostos fenólicos. Eles são comprovados para ajudar a diminuir o colesterol no sangue e inflamação. Eles também podem ser benéficos para a saúde do coração e proteger contra o câncer.
3. Bom para o coração:
Além disso, a aveloz podem aumentar a capacidade oxidativa e reduzir os níveis de lipídios no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Eles também parecem ajudar a normalizar a pressão arterial.
4. Pode diminuir a inflamação:
Esta planta também podem ajudar a prevenir e diminuir a inflamação devido às altas concentrações de gorduras saudáveis. No entanto, outros fatores também são importantes.
6. Pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue:
A aveloz contêm vários compostos que podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. No entanto, as evidências são limitadas e seus benefícios potenciais precisam ser mais estudados.
Modo de uso da aveloz:
O modo de uso desta planta deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que a planta é bastante tóxica, podendo colocar em perigo a vida do paciente. A forma mais comum é a toma de 1 gota do látex diluído em 200 ml de água diariamente, pelo tempo determinado pelo médico.
Não é recomendado tomar esse remédio natural sem conhecimento médico porque pode causar graves lesões no corpo.
Malefícios da aveloz:
Os principais efeitos colaterais desta planta incluem irritação da pele, queimaduras, vômitos, diarreia, úlcera de estômago, quando em contato direto com a seiva dessa planta.
Quando em contato direto com os olhos pode causar ardência e destruir a córnea causando cegueira permanente, se não houver atendimento médico imediato. Quando ingerido o látex pode causar vômito, diarreia e grave irritação dos tecidos do estômago.