O chá de capim santo ajuda o sistema nervoso no combate do estresse e ansiedade. Alem disso, cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o capim santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura. Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes.
Por isso, ele é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o capim santo em todas as regiões do nosso país.
O que é capim-santo?
O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, é originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.
É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.
Quais os benefícios do capim santo?
1. Reduz a pressão arterial:
O consumo regular do chá dessa planta apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.
2. Potencializa a absorção de vitamina A:
Outra das características dessa planta é que ela é rica em citral, substância que potencializa a absorção de vitamina A, oferecendo muitos outros benefícios ao organismo, tais como:
- Melhora a saúde dos olhos;
- Previne o câncer;
- Inibe os efeitos do envelhecimento;
- Aumenta as defesas imunológicas;
- Fortalece os ossos etc.
3. Evita dores estomacais:
As substâncias relaxantes do capim santo beneficiam o sistema gastrointestinal, evitando dores e desconfortos estomacais, prisão de ventre, constipação etc.
4. Previne e ajuda a tratar infecções:
Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas dessa planta, ela consiste em um excelente remédio natural no combate a infecções causadas por bactérias e fungos.
5. Promove a desintoxicação do organismo:
Uma das características dessa planta consiste no efeito diurético, promovendo uma faxina nos rins e no fígado, órgãos que naturalmente sofrem mais os efeitos do acúmulo de toxinas no organismo. Dessa forma, o consumo regular do Chá de Capim Santo evita infecção e pedra nos rins, infecção na bexiga, doenças hepáticas etc.
6. Alivia dores de cabeça:
Graças a uma substância chamada de citral, o Chá de Capim Santo e o óleo essencial dessa planta aliviam dores de cabeça, dores musculares e até mesmo cólicas, exercendo um poderoso efeito analgésico no organismo.
7. Favorece o sono:
O efeito calmante do capim santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial. Inclusive, o óleo essencial dessa planta é amplamente utilizado em sessões de aromaterapia e na fabricação de aromatizantes que deixam o ambiente relaxante.
8. Melhora a saúde da pele:
A infusão dessa planta estimula a renovação das células da pele e limpeza dos poros, evitando cravos, espinhas e aquele desagradável aspecto ressecado.
9. Previne o câncer:
Os antioxidantes presentes no capim limão combatem naturalmente os radicais livres responsáveis por causar diversas doenças, principalmente o câncer.
10. Ajuda a emagrecer:
Por conter substâncias diuréticas, o chá de capim Ssanto reduz a retenção de líquidos e auxilia no emagrecimento, diminuindo a inflamação das células e favorecendo o funcionamento do metabolismo.
11. Refresca o hálito:
Em virtude das propriedades naturalmente refrescantes e antibacterianas, o Chá de Capim Santo se apresenta como uma excelente opção para a saúde bucal. Além de refrescar o hálito, essa planta evita uma série de problemas nos dentes e nas gengivas, tais como cáries, tártaro, gengivite, placas bacterianas etc. Para potencializar a ação refrescante do chá, o ideal é consumi-lo gelado.
Contra-indicações e efeitos colaterais:
Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;