O chá de agoniada é feito a partir da planta agoniada (Plumeria lancifolia) que é uma planta medicinal também conhecida como agonia, ela é como chamamos uma planta de grande porte que possui madeira bem rígida, além da casca bastante amarga. Além disso, o cultivo no Brasil é bastante extenso, principalmente entre Goiás e Rio Grande do Sul.
Além disso, a planta, também conhecida como quina branca, sucuba, arapou, bellaco caspi, plumeria lanciflora, tapouca, arapuê, sucuba, sucuriba e diversos outros nomes, possui muitas propriedades medicinais. As partes usadas para estes fins e proveito de seus benefícios são as folhas e as cascas que podem ser usadas no preparo de um chá.
O que é chá de agoniada?
O chá de agoniada é feito a partir da planta agoniada (Plumeria lancifolia) que é uma planta medicinal também conhecida como agonia, agonium, arapou, arapuê, arapuo, colônia, guina-mole, jasmim-manga, quina-branca, quina-mole, sacuíba, sucuba, sucuriba, sucuúba, tapioca, tapouca, tapuoca, dentre outros nomes populares. Pertence à família Apocynaceae,
É um arbusto nativo do nosso país usado para tratar problemas menstruais, de menopausa e outros incômodos que afetam as mulheres em diversas idades.
Além disso, o chá de Agoniada possui um papel muito importante na saúde da mulher, vez que auxilia a regular menstruações, aumenta o leite materno, alivia cólicas menstruais e uterinas, bem como ajuda em casos de inflamações e congestão do útero e ovários, quaisquer indisposições nas épocas menstruais, e revitaliza órgãos genitais debilitados.
Benefícios do Chá de Agoniada Para Saúde:
Além disso, bm dos maiores benefícios do chá de agoniada, é que ele ajuda aliviar cólicas menstruais. No entanto, o chá de agoniada também auxilia no tratamento de em corrimentos vaginais, menstruações irregulares e tem especialidade diurética, sendo ele então um bom cúmplice, quando o assunto é dieta.
O principal benefício atribuído à essa planta é o controle das cólicas menstruais, mas pode ser usada ainda para o tratamento de:
- Asma brônquica;
- Ansiedade;
- Febre;
- Cólicas;
- Atorrías gastrointestinais;
- Catarros crônicos;
- Clorose;
- Amenorreia (por ser um estimulante da função gonadal, além de ser regulador dos ciclos menstruais);
- Dores (devido às suas propriedades como analgésico e sedativo)
- Espasmos;
- TPM;
- Dispepsia;
- Constipação intestinal;
- Edemas;
- Gastrite;
- Inflamações;
- Entre outras afecções;
Como usar?
Para fazer uso deste chá, com segurança, é preciso conhecer muito bem o material pois, muitas espécies do gênero Plumeria são medicinais e tóxicas.
Além disso, alguns estudos sobre usos medicinais possíveis do gênero Plumeria, uma revisão de constituintes fitoquímicos, usos tradicionais e propriedades farmacológicas, realizado por Garima Sharma e outros pesquisadores da University of Rajasthan, India aponta a possibilidade de usos medicinais do chá de agoniada em uma diversidade de tratamentos como sejam:
- Câncer;
- Infertilidade e toxicologia embrionária;
- Efeitos antimutagênicos, antimicrobianos, citotóxicos, antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos;
- Tratamentos de Aids;
Receita de chá de agoniada:
Ingredientes:
– 1 litro de água em uma panela;
– 2 colheres de sopa da folha de agoniada;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, leve ao fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, contando a partir do momento em que a água começa a ferver.
- Após os 10 minutos, retire a panela do fogo.
- Em seguida, tampe a panela e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos.
- Abra a panela e coe o chá com uma peneira. O chá está pronto !
Como usar agoniada para descer a menstruação?
Ingredientes:
– 5 g de flores de agoniada;
– 500 ml de água;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver e depois de fervida, adicionar as flores de agoniada.
- Deixar amornar, coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia até a menstruação descer.
Contraindicações:
O consumo do chá de agoniada é contraindicado para mulheres gestantes, pois a planta, além de agir no aparelho reprodutor feminino, pode causar diarreia, pois estas tem mais propensão. Deve ser evitada também por crianças e mulheres em período de lactação.
A casca de agoniada produz um látex que, quando em doses elevadas, pode produzir síncope, delírio e pode causar inclusive a morte. É importante que, antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que natural, você procure um médico especializado para saber se determinada planta é o ideal para o seu caso, além de conferir as interações medicamentosas.