O tanaceto é bastante conhecido por combater e prevenir dores de cabeça e enxaquecas, é uma planta medicinal também conhecida como abaixa-febre (feverfew, em inglês), crisântemo-de-jardim, matricária-comum, quinina-selvagem, rainha-das-ervas, dentre outros nomes populares.
Inclui o sinônimo botânico Chrysanthemum parthenium e pertence à família Asteraceae. A parte medicinal do Tanacetum são as flores e folhas. Esta planta é da família das margaridas. Para crescer, requer muito sol e regas frequentes. Tanto folhas quanto flores são muito aromáticas!
A planta cresce cerca de 60 cm. E se espalha por 60 cm. É uma planta de vida curta. Suas folhas parecem com as folhas de coentro e salsa. As folhas verdes do tanaceto tem cerca de 30 cm. Suas flores se parecem com margaridas, são amarela e branca (cuidado que por isto e algumas pessoas a confundem com Camomila).
Propriedades do tanaceto:
Os benefícios do tanaceto são devidos aos seus princípios ativos, que são:
- Óleo volátil (contêm até 70 % tujona),
- Tanacetina,
- Taninos e resinas,
- Melatonina,
- Flavonoides,
- Vitamina C,
- Ácido cítrico,
- Ácido oxálico.
Agora que você já conhece as principais propriedades, conheça também os benefícios do tanaceto para saúde:
Benefícios do tanaceto para saúde:
1. Aumenta o fluxo do sanguíneo:
É bastante comum que, por beber pouco líquido, o sangue fique muito espesso, isto pode provocar a ruptura de alguma das finas veias do cérebro, provocando microderrames. Alguns componentes presentes na planta, possuem a capacidade de evitar coágulos de sangue.
2. Evita a liberação de serotonina:
A serotonina presente na erva é um hormônio que está diretamente relacionada com as enxaquecas, já que provoca as contrações e dilatações das artérias cerebrais, causando desta maneira as dores de cabeça.
3. Ajuda a eliminar dores:
Tem a capacidade de inibir a produção de protaglandinas inflamatórias, responsáveis por gerar a dor, agindo diretamente sobre a origem dela, que em muitos casos é inflamatória. Ao se reduzir a inflamação também se reduz a dor de origem reumática ,como são as provocadas pela artrite, a artrose.
4. Relaxa a musculatura:
Razão pela qual é muito benéfico para as enxaquecas de origem tensional. A planta pode te ajudar a descomprimir os músculos do pescoço que ao se contrair te provocam dor de cabeça.
Como fazer chá de tanaceto:
O Tanaceto pode ser consumido como chá. Este se prepara a partir das suas folhas frescas ou secas. É uma bebida com sabor forte e amargo.
INGREDIENTES:
- 5 gramas de folhas e flores de tanaceto
- 300 ml de água
MODO DE PREPARO:
- Coloque num recipiente a água para ferver.
- Numa xícara coloque as flores e folhas de tanaceto e verta a água fervendo sobre elas.
- Tampe e deixe repousar por 5 minutos.
- Beba esta infusão de preferência em jejum. Se você acha muito forte o seu sabor, adoce com mel ou stévia.
Precauções sobre o uso do tanaceto:
Esta erva deve ser aplicada somente em padrões de repleção ou excesso. Algumas pessoas mais sensíveis poderão apresentar erupções leves e moderadas, geralmente na boca. Por causa de sua ação amarga, fria e descendente, o tanaceto deverá ser usado com cautela durante a gravidez.