A fáfia possui ricas propriedades que beneficiam nosso corpo, prevenindo contra varias doenças. É uma planta bem parecida com o Ginseng indiano ou Ginseng japonês, sendo que brasileiro. É de outra espécie, mas os efeitos no organismo são semelhantes em ambas.
É conhecido por fáfia por causa de seu nome científico Pfaffia paniculata, e chamada pelos ribeirinhos de Paratudo porque serve para curar muitos males (Paratudo é um nome genérico para denominar uma planta que serve para muitos benefícios, como a Paratudo – Panaceia, entre outras).
A fáfia possui caule ereto ou semiereto que é geralmente oco, glabros, ou seja com ausência de pelos, têm características levemente pilosos e variam de meio metro até 2,5 metros de altura.
Outra semelhança com o Ginseng Coreano são as raízes que possuem aparência tuberosa e são geralmente bifurcadas. Suas folhas apresentam-se de forma larga, porém perto da inflorescência tornam-se mais finas.
Propriedades da fáfia:
Estas são as principais propriedades desta planta: Beta-ecdisterona, aminoácidos, eletrólitos, minerais, ferro, magnésio, silica, cobalto, zinco, vitamina A, vitamina B, vitamina E, vitamina K, Vitamina P, saponinas, glicosídeos, nortriterpenos, ácido pfáffico.
Benefícios da fáfia para saúde:
- Combate a Fadiga atuando contra o cansaço físico, mental, estresse e casos de depressão, podendo ajudar ainda no tratamento da síndrome da fadiga crônica. Ela ainda ajuda no melhoramento da resistência muscular.
- Estimulante do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo.
Ajuda no controle da glicose, contribuindo para o tratamento de diabetes e quadros de hipoglicemia. - Combate a impotência masculina.
- Ameniza as dores da artrite e contribui para o seu tratamento.
- Pode ser utilizada como remédio natural para hipertensão.
- Ajuda a regular os hormônios, sendo bastante indicado para as mulheres que se encontram no período da menopausa ou com problemas de disfunção hormonal.
- Estimula a produção de leucócitos e hemácias, as plaquetas brancas e vermelhas do sangue.
Esta planta é indicada para tratar e prevenir condições como:
- Dor de cabeça,
- Cefaleia,
- Anemia,
- Fadiga,
- Estresse,
- Aumentar força muscular,
- Diminui tremores pessoas idosas,
- Inflamação,
- Varizes.
Como fazer o chá de fáfia:
- Reserve uma xícara de chá vazia e, em seu fundo, coloque o pó de Fáfia ou suas raízes picadas.
- Acrescente água fervente e abafe a xícara por 10 minutos.
- Após esse período, coe a bebida e a ingira antes do almoço e antes da janta.
- Repita o procedimento por ao menos 1 semana, para obter os resultados desejados.
Contraindicações:
A fáfia é contraindicada para gestantes ou mulheres em período de amamentação e crianças em geral não devem consumi-la. Hipertensos e cardiopatas devem evitar o consumo do pó de guaraná. Pessoas com alergia a qualquer substância presente ou no guaraná devem evitar seu consumo e a qualquer reação alérgica posterior o mesmo deve ser suspenso.