Óleo de groselha negra é antigo conhecido das pessoas antenadas. Na década de 80 a bebida do momento – Kir Royale – levava a fruta como um dos principais ingredientes da sua composição, mas o tempo foi passando e o uso da groselha negra foi se tornando cada vez menos frequente.
No passado a fruta respondia pelo nome de Cassis, e surgiu com “nome novo” há pouco tempo, desde que começou a ser a queridinha dos produtos cosméticos. Agora o produto que esta chamando atenção para a fruta é o óleo feito a partir dela, extremamente concentrado e capaz de oferecer todos os benefícios que o óleo de groselha negra traz para o organismo.
Groselha negra e sua origem:
Ribes Nigrum é o nome científico da árvore da fruta, que quando atinge a maturidade chega a 1,5 de altura. A groselha negra é nativa do Norte Europa e uma conhecida fonte de vitamina C e antocianinas, que têm ação antioxidante e além de combater o envelhecimento precoce da pele previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Veja agora para que é indicado o óleo de groselha negra?
A groselha negra tem ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-bactericida e muitas mais que tratamos no nosso artigo sobre os benefícios desta planta. O uso da groselha negra:
- Previne o envelhecimento precoce
- Previne doenças cardiovasculares
- Trata hemorroidas
- Previne os sintomas da tensão pré menstrual e da menopausa
- Trata gripe e resfriados
- Previne e trata a tosse
- Facilita a digestão dos alimentos
- Trata a prisão de ventre
- Estimula o sistema nervoso
- Trata dermatites atópicas
- Reduz a ocorrência de infecções
- Regula o ciclo menstrual, previne cólicas
- Alivia sintomas de depressão
- Previne e trata artrites e outras doenças inflamatórias
- Melhora a aparência da pele aumentando sua sedosidade e eliminando rugas
- Promove a reconstituição capilar, fortalece os fios, a saúde da raíz do cabelo e seu
- crescimento
- Trata a celulite
- Trata das unhas quebradiças
- É um poderoso hidratante
Os benefícios acima descritos são reconhecidos amplamente pelo uso empírico de longa data e comprovado atualmente pela prática fitoterápica.
Benefícios do óleo de groselha negra:
1. Ajuda a combater o envelhecimento da pele:
O óleo de groselha negra é uma rica fonte de vitamina C. Além disso, ele contém antioxidantes naturais e de antocianina, que evitam a produção de radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce da pele
2. Combate a celulite:
O óleo de groselha negra faz muito bem para a pele e cabelo, pois sua ação antioxidante evita que os radicais livres degradem as células e as fibras de colágeno e elastina, auxiliando na firmeza da pele e no fortalecimento e hidratação dos cabelos.
Essas qualidades são muito importantes também para combater aquela odiada erupção que aparece na pele: a Detestável celulite. Isso mesmo! A composição do óleo de groselha negra carrega muitas propriedades que o transformam em um anti-inflamatório natural que ajuda no combate à celulite.
3. Hidrata o cabelo:
O óleo de groselha negra vem sendo indicado cada vez mais por dermatologistas em suas manipulações de cremes, shampoos, tônicos. Isso porque ele ajuda na microcirculação, melhorando o acesso dos nutrientes à raiz, o que reduz a quebra. Ela também tem uma função estrutural ao auxiliar na produção de ceramidas, o que gera uma melhora do cabelo como um todo.
4. Auxilia a combater inflamações:
O GLA, presente na composição do óleo de groselha negra, possui alta capacidade anti-inflamatória, sendo uma excelente opção para auxiliar o tratamento de algumas doenças inflamatórias como a artrite reumatoide e dermatite atópica. Esse ácido também promove a saúde cardiovascular, ameniza os sintomas da menopausa e TPM e melhora a circulação sanguínea.
5. Previne gripes e doenças respiratórias:
Por ser rico em vitamina C, o óleo de groselha negra ajuda a prevenir e tratar doenças como gripe e resfriados, graças aos altos índices de vitamina C. Também ajuda a prevenir a tosse, falta de ar e sibilos (barulho provocado pela passagem de ar nas vias respiratórias estreitas).
6. Ajuda a emagrecer:
Como dissemos antes, este óleo também pode atuar como agente diurético e anti-inflamatório natural. Assim, o mesmo estimula a queima de gordura corporal. Claro que o óleo não faz milagres, então se você quer perder mesmo aqueles quilinhos, não esqueça de associar o uso do óleo de groselha negra com hábitos saudáveis de alimentação.
- Previne o envelhecimento precoce, já que ele mantem as células mais saudáveis, graças ao
- efeito antioxidante
- Combate doenças cardiovasculares, já que ele melhora a circulação sanguínea
- Previne os sintomas da TPM (tensão pré menstrual) e da menopausa
- Previne e trata doenças como gripe e resfriados, graças ao altos índices de vitamina C
- Ajuda a prevenir a tosse
- Facilita a digestão dos alimentos, sendo indicado para pessoas que sofrem com prisão de
- ventre
- Previne e trata artrites e e doenças inflamatórias, já que ele reverte esse processo
- Melhora a aparência da pele, deixando-a mais sedosa e evitando rugas
- Promove uma reconstituição capilar, fortalecendo os fios e favorecendo o seu crescimento
- Melhora a aparência da celulite