A abútua é uma planta medicinal utilizada principalmente em problemas relacionados com o ciclo menstrual, como atrasos da menstruação e cólicas intensas. O seu nome cientifico é Chondrodendon platiphyllum e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
O que é abútua:
Abútua é uma planta medicinal utilizada principalmente em problemas relacionados com o ciclo menstrual, como atrasos da menstruação e cólicas intensas. O seu nome cientifico é Chondrodendon platiphyllum e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
É um cipó nativo da Mata Atlântica brasileira usado pelos indígenas e caboclos para diversos tratamentos, inclusive o de malária. Porém, é tóxica, bastante, e por isso foi substituída pelo quinino e outras plantas. Ela também se faz o curare, veneno que os indígenas usam para pescar e caçar pois paralisa o animal.
Benéficos da abútua:
Na medicina cabocla, que é originária da soma de conhecimentos da medicina indígena, europeia e negra, ela é usada nos seguintes casos:
- Menstruação atrasada e cólicas menstruais (é abortiva, cuidado)
- Excesso de ácido úrico
- Problemas renais, cálculos
- Artrite e reumatismo
- Congestão do fígado, obstrução das vias hepáticas
- Dores de cabeça
- Febres (inclusive malária)
- Inflamação da bexiga
- Diversos problemas digestivos
- Varizes, úlceras varicosas e feridas abertas
- Hidropsia
A abútua é uma planta perigosa para o uso corriqueiro?
Bem, mas é preciso que se saiba que, esta planta é perigosa para uso corriqueiro mesmo tendo, e tem, diversas aplicações de cura nas medicinas populares. Acontece que os pajés e curandeiros conhecem as dosagens seguras e, não basta fazer um chazinho, tomar e pronto.
É preciso conhecer o estado do caule e raízes que você vai usar para o tal chá. Bem, e há outras por aí, todas venenosas, ok? Da abútua da Amazônia, Abuta grandifolia, se faz o curare. Também é medicinal – medicina de índio que sabe usar, claro porque, seu excesso mata.
Como usar:
Usa-se a decoção de raiz e caule – recomenda-se o uso exclusivo, no entanto, da tintura dela e não do chá. Chá para má digestão:
- Acrescentar 2 g da erva de abútua em uma xícara de água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos.
- Tomar 3 vezes por dia, depois das principais refeições.
Riscos e efeitos colaterais da ingestão de chá dela com sobredose de princípio ativo
- Aborto
- Sintomas cardíacos – taquicardia, taquipneia, arritmia
Contraindicações:
Em nenhum caso ela deverá ser usada por mulheres grávidas (ou com suspeita de estarem), durante lactação ou por crianças menores de 10 anos de idade. Não use ela a não ser sob controle médico e de um médico que entenda, realmente, de plantas medicinais – pois, causar um aborto será o menor dos males, no caso.