A tatajuba possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, mesmo sendo originária do México, pode também ser encontrada no sudeste do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai.
A tatajuba adquirem a coloração amarelo esverdeado, são muito doces, com sabor forte e agradável, porém, se não bem maduros, possuem látex amarelo abundante, que irrita a boca e a garganta. Pode ser consumida natural ou em forma de sucos e doces.
Valor nutricional da tatajuba:
A tatajuba é extremamente rica em carboidratos, proteínas, Niacina, sais minerais (ferro, fósforo, cálcio), vitaminas do complexo B. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.
Benefícios da tajuba:
1. Promove a saúde da pele:
A tatajuba Funciona também como adstringente, além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.
2. Atua como antioxidante:
Um estudo realizado por pesquisadores em conjunto com uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) comprovou a presença de antioxidantes na tatajuba.
3. Possui propriedades antibacterianas:
Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído da tatajuba é utilizado na medicina popular para aliviar dores de dente, hérnias e também para curar ferimentos.
4. É excelente fonte de vitamina B:
A vitamina B é hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridos por meios de alimentos como essa fruta.
5. Trata o reumatismo:
O reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Uma alimentação saudável, rica em frutas é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado e a fruta por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo.
6. Previne o envelhecimento precoce:
A Tatajuba ainda possui substâncias antioxidantes, como foi comprovado por um estudo realizado por pesquisadoras da Embrapa Semiárido e por uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).
7. Ajuda na cicatrização:
Existem importantes alimentos que desempenham função essencial no auxílio para cicatrizar os cortes e ferimentos, e os resultados são satisfatórios. E a Tatajuba funciona como um cicatrizante natural, e na medicina alternativa, para os adeptos renovam a pele com bom resultado.
8. Beneficia o intestino:
Outra crença da medicina caseira é que a água da tatajuba é vermífuga, ou seja, tem a ação de matar, destruir ou expulsar vermes do intestino. No entanto, assim como falamos em relação aos problemas na córnea, é necessário tratar a complicação com acompanhamento médico e não somente com remédios caseiros, consultando o especialista para saber se a fruta realmente pode ajudar.
9. Possui propriedades anti-inflamatórias:
Nos experimentos relatados, a tatajuba demostrou possuir atividades anti-inflamatória e antinociceptiva, que é descrita como redução na capacidade de perceber e transmissão de estímulos que causam a dor, sendo importante componente para o organismo.
10. É fonte de vitamina C:
A tatajuba é uma rica fonte em vitamina C, sendo excelente na defesa do organismo e ajudar no combate de infecções, também muito importante para a síntese do colagênio, que é um componente essencial, para manter a estrutura do vasos da pele.