Frutas

Sapucaia Fruta: Benefícios, usos e contraindicações

sapucaia

A sapucaia pertence à família das Lecitidáceas (a mesma do jequitibá) a Sapucaia é endêmica da Mata Atlântica. Além de ter suas sementes comestíveis, é cultivada também por ser uma planta ornamental, linda que dá flores rosa-lilases.

Sapucaia trata lesões de pele: veja os benefícios da fruta
beneficio da sapucaia

O nome “Sapucaia ” tem origem no termo tupi ïasapuka’i, que significa “fruto que faz saltar o olho”. O responsável por sua disseminação (reprodução da espécie) é o morcego Phyllostomus hastatus (talvez também outros morcegos frugívoros) que se alimentam de suas sementes.

Benefícios da sapucaia:

O chá da Sapucaia é um ótimo medicamento caseiro para o tratamento de artrites, artroses, hérnias de disco, bico de papagaio, úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amigdalite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabetes, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovários.

Além disso, estudos demonstraram que o óleo dos frutos inibe a penetração da cercária da esquistossomose na pele, podendo ser utilizada na profilaxia dessa endemia.

Usos da sapucaia para saúde:

  • Das suas sementes da sapucaia se extrai um óleo usado na fabricação de pomada para tratamento de lesões da pele (herpes e outras) e também para combater piolhos.
  • Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
  • A cabaça (coco) do fruto é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue.
  • Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.

As sementes (castanhas) são muito saborosas seja para o homem que para a fauna local e são também muito saudáveis porque o cultivo do fruto não requer uso de agrotóxicos.

Sapucaia trata lesões de pele: veja os benefícios da fruta
sapucaia

Contraindicações:

A planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.

No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.