A guabiroba branca possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, tem fruta que a gente nem sabe que existe, outras a gente até já ouviu o nome mas nunca cheirou, saboreou. A guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) é o fruto de uma planta de origem brasileira, cujo nome é originado da língua guarani, que quer dizer, árvore da casca amarga.
Ela é conhecida popularmente por gabiroba, guabirova, guavirova, gavirova ou araçá-congonha.
Valor nutricional da guabiroba branca:
Além disso, a guabiroba branca é extremamente rica em carboidratos, proteínas, Niacina, sais minerais (Ferro, Fósforo, Cálcio), vitaminas do complexo B, ela pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.
Benefícios da guabiroba branca para saúde:
1. Promove a saúde do coração:
A vitamina C Presente na guabiroba branca é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo de vitamina C ajuda a diminuir dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.
2. Auxilia no trabalho de parto:
Além disso, algumas substâncias encontradas na guabiroba são utilizadas para estimular a expulsão da placenta após o parto. Observação: Esta fruta quando madura consumida por via oral, é considerada abortiva.
3. Promove a saúde da memória:
Das folhas da guabiroba branca se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.
4. Beneficia a pele:
No entanto, o guabiroba branca é uma planta que vem sido utilizada desde a antiguidade, que ainda em tempos remotos, outras virtudes medicinais são atribuídas a ela, a fruta é atribuída, por exemplo, benéfica para a cura da erisipela e diversas moléstias da pele.
5. Combate problemas urinários:
A infusão da casca da árvore da guabiroba branca se usa para tratar problemas urinários diversos e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um poderoso relaxante muscular.
6. É uma fonte de energia:
Como citado acima, a Guabiroba é rica em proteínas que também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. Portanto, o consumo da fruta em sua dieta lhe proporcionará energia suficiente durante programas perda de peso.
7. Auxilia no tratamento do câncer:
Além disso, os estudos realizados descobriram que um alto consumo de guabiroba branca ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer.
Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina C está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.
8. Auxilia nos tratamentos de beleza:
As funções antioxidantes da guabiroba branca também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. Além disso, a degradação da pele é retardada por níveis adequada de vitamina C, prevenindo o aparecimento das rugas.
9. Previne o câncer de pele:
O extrato da casca dessa fruta ainda tem a eficácia de proteger nosso corpo contra raios ultra violetas. portanto, ele ainda ajuda a prevenir o câncer de pele.
10. Reduz os níveis de glicose:
Na medicina popular, a guabiroba branca também é muito usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado.
11. Reduz o risco de AVC:
Estudos provaram que consumir 100 miligramas de magnésio por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral em 9%. Esta fruta é composta por uma boa fonte de magnésio pode fazer parte de sua dieta para colher este benefício.
12. Controla a asma:
Além disso, a vitamina C presente na guabiroba branca, também ajuda a reduzir os sintomas de asma. Pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.
13. Possui propriedades anticancerígenas:
Essa fruta é rica em substâncias fitoquímicas, tais como ácido polifenólico, elágico, vitamina E, betacaroteno, luteína e zea-xantina. Portanto, Estes compostos desempenham um papel importante na remoção dos radicais tóxicos do oxigênio, protegendo seu corpo de doenças, câncer e infecções.