A uva do mato contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, a uva do mato é uma trepadeira perene, de textura semi-herbácea, própria para a decoração de ambientes internos. Apresenta caule ramificado, com ramos delgados, de cor castanha, recobertos de pelos e dotados de gavinhas para fixação. As folhas são compostas, com três folíolos de formato rômbico e margens denteadas.
No entanto, algumas variedades possuem margens quase inteiras enquanto outras têm margens profundamente denteadas, praticamente lobadas. Quando jovens, os folíolos são claros, revestidas de tricomas e à medida que amadurecem adquirem uma cor verde escura e brilhante.
Benefícios da uva do mato para saúde:
1. Ajuda a tratar reumatismo:
Outro dos benefícios relacionados ao consumo da uva do mato está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.
2. Ajuda a tratar cólicas:
Além disso, a uva do mato irá ajudar a combater as cólicas menstruais. Isso devido aos altos níveis de vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras.
3. Previne a diabetes:
De acordo com estudos realizados a uva do mato é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2.
Uma vez que um baixo teor calórico e com muita fibra alimentar, é uma adição saudável na dieta de pessoas com diabetes. Estudos com animais também descobriram propriedades anti-obesidade da casca da jabuticaba.
4. Ajuda a tratar o derrame:
Outro benefício dos antioxidantes presentes na uva está relacionado ao cérebro. Portanto, o segundo apontam alguns estudos estas substâncias são eficazes na prevenção de danos cerebrais causados pela oclusão de artérias cerebrais, como derrames.
5. Melhorar a saúde dos rins:
No entanto, a uva do mato também possui substâncias antibacterianas encontradas na sua casca. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rins.
6. Ajuda a tratar hemorroidas:
Como tem muitos nutrientes benéficos, esta uva pode ser usada como uma cura natural para hemorroidas. Além disso, isso pode ser atribuído à presença de clorofila, fibra, vitaminas e minerais que provaram ser extremamente eficaz no tratamento de hemorroidas. Para este efeito, recomenda-se consumir uva da mato duas vezes por dia durante três meses continuamente.
7. Melhora a circulação sanguínea:
Além de favorecer a circulação sanguínea e fortalecer o coração, o consumo regular de uva do mato contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o índice de colesterol bom (HDL). Além disso, este fator é fundamental para promover tanto a saúde do coração quanto a do organismo como um todo.
8. Melhora a Saúde do Coração:
A uva do mato desempenha um papel essencial para a saúde do sistema cardiovascular, atuando na melhora da circulação sanguínea e também diminuindo a incidência de doenças coronárias.
Além disso, pelo fato da uva do mato ser rica em Potássio, elas naturalmente equilibram a pressão arterial, evitando a temida hipertensão.
9. Ajuda a baixar a pressão arterial:
Além disso, a uva do mato também contém elementos minerais essenciais. Entre eles, o Potássio e o teor de Cálcio é especialmente elevado. Potássio envolvida em proteínas, hidratos de carbono e metabolismo de energia e transporte de materiais, contribuem para a prevenção e pressão arterial.
10. Melhora das funções cognitivas:
Existem pesquisas preliminares que apontam a possibilidade da uva do mato contribuir na melhora das funções cognitivas.
Além disso, as funções Cognitivas são as habilidades do nosso cérebro que podem ser divididas em grandes grupos: memória, percepção, linguagem, funções executivas (raciocínio, planejamento, monitoramento), atenção e praxia (habilidade de realizar movimentos complexos). Juntas elas dão corpo aos nossos pensamentos, sentimento e ações, das mais simples às mais abstratas.
Plantio:
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz abundante difusa, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Planta típica de clima subtropical, viceja melhor em locais de verão não muito quentes e aprecia o frio invernal para hibernar. Não tolerante a geadas.
As fertilizações bimestrais durante o crescimento vegetativo estimulam o desenvolvimento de uma folhagem brilhante e saudável. Multiplica-se por estacas postas a enraizar em local protegido, no período da primavera.