O santol é uma fruta nativa do Camboja, Laos e Malásia e foi introduzido na Australia e nos Estados Unidos no início do século XX. Também é cultivada nos países asiáticos onde encontramos os frutos em grande abundância nos mercados locais. É uma árvore muito elegante e com crescimento bem rápido, alcançando, em seu estágio adulto, até 45m de altura.
Além disso, os frutos são bagas globosas, levemente achatadas, amarelo e aveludado quando maduro, possuindo de 2 até 5 sementes comestíveis de cor castanha em seu interior.
A parte comestível do fruto é arilosa e refrescante. Normalmente é consumido ao natural mas pode-se fazer ótimas geleias. O fruto jovem também pode ser cristalizado.
Valor nutricional do santol:
O santol é rico em vitamina C e é utilizado para vários fins medicinais, possui propriedades anti-inflamatórias, tônico estomacal contra a diarréia e desinteria. Além, ele também pode ser usado como vinagre ou o pó da casca também é utilizado para curar micoses.
Benefícios da santol para saúde:
1. Auxilia na perda de peso:
No entanto, o santol contêm fibras solúveis e insolúveis e os alimentos que são ricos em fibras podem nos encher e nos ajudar a nos sentir completos. Isso torna nossos desejos de comida mais baixos, enquanto melhoramos nossa saúde geral com todos os compostos nutricionais que possui.
2. Fortalece o sistema imunológico:
O santol contêm quercetina, um antioxidante que pode ajudar a impulsionar nosso sistema imunológico. Além disso, a quercetina é um flavonoide que pode ser encontrado na maioria dos vegetais e frutas.
3. Combate anemia:
A anemia é uma condição de falta de glóbulos vermelhos saudáveis, o santol contêm ferro, um mineral muito importante para produzir glóbulos vermelhos. Além disso, este fruto também contêm Vitamina C é conhecida por ajudar os instantes a absorver o Ferro efetivamente.
4. Previne o câncer:
O Santol contém muitos antioxidantes que podem prevenir o crescimento de células cancerosas.
5. Auxilia na saúde bucal:
Além disso, ele estimula as glândulas salivares a produzir mais saliva, reduzindo a cárie dentária reduzindo o número de bactérias na boca.
6. Reduz o colesterol:
A fruta contêm pectinas, uma fibra solúvel. A pectina, juntamente com o colesterol bom (HDL), irá se unir ao colesterol ruim (LDL) nos intestinos, impedindo que as gorduras sejam absorvidas pelo nosso sistema circulatório. Portanto, o alto nível de LDL contribui para hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
7. Previne a doença de alzheimer:
Consumir o santol regularmente pode manter a doença de Alzheimer longe, graças a altos antioxidantes contidos nesta fruta. Os antioxidantes podem combater o processo de envelhecimento do cérebro.
8. Combate a diarreia e a constipação:
Além disso, o santol contêm fibras que podem ajudar o processo de defecação. As fibras presente no santol podem tirar água de nosso cólon ou absorver o excesso de água de nossas fezes para manter nossas fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.
Como usar o santol:
No entanto, o santol contêm quantidade de colágeno ideal Para pele, pode ser consumida é de 10g por dia, porem é necessário verificar com seu médico a quantidade recomendada para você.