Celósia é popularmente conhecida com Crista de Galo assim por conta da sua aparência que lembra a crista da ave. Ela é uma planta originária das regiões tropicais do continente americano, cuja a flor é o seu maior atrativo e, por isso mesmo, ela configura muito nos jardins.
Nas cores vermelha, amarela e roxa, as flores também podem variar quando ao volume, porém a maioria delas tem o caule retorcido.
Ela é bem resistente ao Sol, graças a sua origem que remete à América Central, principalmente nas regiões mais tropicais, com clima quente. Por isso, você pode cultivá-la sob o Sol sem ter medo de que suas folhas e flores fiquem ressecadas.
Quais os benefícios da celósia?
Encerra o alcaloide erythrina. Do cosimento da casca faz-se remédio para golpes e constitui ainda um poderoso hipnótico. Também é recomendado no tratamento das hepatites crônicas e do reumatismo.
Os benefícios da celósia vem principalmente das flores trituradas obtém-se tinta vermelha para vários fins. As sementes, que também contêm o mesmo alcaloide, são venenosas.
Como usar:
Em países da Ásia, América do Sul e África a planta é utilizada como verdura e ingerida em diversas preparações tais como saladas e diversos acompanhamentos de variadas receitas culinárias.
As flores podem ser utilizadas em galinhadas e suas sementes para acompanhamento de arroz e saladas.
Ela é usada na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosse e bronquite, além de conter propriedades antissépticas para lavar feridas e doenças da pele.
Onde encontrar a celósia?
Ela é facilmente encontrada em beira de estradas, em jardins das casas de roça, em floriculturas e em sites que comercializam mudas e plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.