Plantas medicinais

Sucupira ajuda a tratar artrose: veja os benefícios da planta

quais os benefícios da sucupira?

A sucupira é uma popular planta medicinal também conhecida como sucupira-branca, faveiro, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba, paracarana, dentre outros nomes populares.

Sucupira ajuda a tratar artrose: veja os benefícios da planta
quais os benefícios da sucupira?

Povos indígenas costumavam utilizar a planta através de chás ou beberagens, e, atualmente, o consumo do chá desta planta vem se popularizando a cada dia e estudos científicos já comprovaram os benefícios que o extrato desta planta proporciona à saúde.

A planta possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da artrose e do reumatismo aliviando as dores provocadas por estas doenças. As sementes de sucupira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Propriedades:

Estudos apontam que a sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Segundo estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na na planta apresenta efeitos positivos na redução de dor, principalmente em casos de artrite e reumatismo.

Quais os benefícios da sucupira?

  1. A planta ajuda a diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide.
  2. As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes, limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do organismo.
  3. Por aliviar a dor, esta planta pode ainda ser utilizado para diminuir o desconforto causado
  4. por problemas como excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garganta, feridas, cisto no útero, inflamações e sífilis.
  5. Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pelo tratamento de câncer com quimioterapia.
  6. O chá de sementes desta planta age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.
  7. O extrato das sementes desta planta são ótimos após períodos longos de atividade física muita intensa.

Como fazer o chá de sucupira:

  1. Lave bem as sementes, quebre-as em um pilão para liberar o óleo interno.
  2. Use a medida de 4 a 5 sementes quebradas para cada litro de água a ferver.
  3. Deixe ferver por 1 minuto e meio, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe amornar.
  4. Indica-se tomar durante o dia, quantas vezes quiser.
Sucupira ajuda a tratar artrose: veja os benefícios da planta
sucupira para saúde

Contraindicações:

Além disso, a planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.

No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.