O cravo de defunto é muito rico em propriedades essenciais que beneficiam o organismo de forma geral. Além disso, o seu nome popular para a Tagetes patula, erva que pertence à família das Asteraceae a nas folhas desta erva é possível encontrar vários efeitos positivos para a saúde humana e foram estes benefícios que fizeram do cravo de defunto um remédio natural.
As folhas são compostas, imparipenadas, de formato linear-lanceoladas, algumas vezes elípticas. São aromáticas por natureza, embora algumas variedades cultivadas tenham perdido essa característica. As ramificações são espalhadas e geralmente prostradas – o termo patula presente na sinonímia, T. patula deriva dessas duas características.
Propriedades do cravo de defunto:
Listamos abaixo, as principais propriedades dessa erva que possui muitos benefícios que favorecem a nossa saúde:
- Analgésica;
- Aperitiva;
- Antiespasmódica;
- Antirreumática;
- Antitussígena;
- Imunoestimulante;
- Laxativa;
- Purgativa;
- Sudorífera;
- Vermífuga.
Benefícios do cravo de defunto para saúde:
- Adicionar pétalas dessa planta em sua banheira pode curar infecções vaginais, infecções da bexiga e hemorroidas.
- Ela é capaz de tratar conjuntivite e outras condições inflamatórias oculares crônicas
- As flores desta erva podem, portanto, ser úteis para adiar ou prevenir doenças cardiovasculares, câncer e derrames.
- O cravo de cefunto foi encontrado para ser eficiente contra cólon, leucemia e células de câncer de melanoma.
- Os extratos desta erva demonstraram propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e imunoestimulantes que não só reduzem as infecções oculares, mas protegem a visão protegendo os tecidos delicados dos olhos dos efeitos da luz UV.
- O chá desta planta também é benéfico para o tratamento de gastrite, refluxo Ácido e úlceras, além de reduzir as cólicas estomacais ou menstruais.
- Os antioxidantes presentes nessa planta ajudam nossos corpos a evitar e combater o câncer, este cravo possou um antioxidante retirado de caligrafia, em tumores de câncer de mama.
Como usar o cravo de defunto?
Existem duas formas de usar esta planta como chá, são elas:
1. Infusão:
Etapas:
- Com uma colher (de sobremesa) de folhas secas e uma xícara de água fervente é possível preparar este chá que é um alívio para muitos problemas, inclusive cólicas menstruais.
- Em seguida, após misturar os ingredientes, o líquido precisa ficar tampado por 10 minutos e depois do tempo determinado, coa-se.
- Logo a seguir no paciente pode adicionar mel e ingerir a bebida uma vez ao dia.
2. Banho:
Além de tratar problemas internos, o cravo de defunto também é um ótimo medicamento natural para eliminar enfermidades externas, como gota.
Etapas:
- Em primeiro lugar, misture com 3 colheres (de sopa) e um litro de água fervente.
- Depois que passar 10 minutos de infusão, o líquido estará pronto para receber as regiões do corpo que estão inflamadas.
- Após a imersão é recomendado deixar até 15 minutos.
Recomendações:
Além disso, o cravo de defunto ainda não apresentou reações negativas ao entrar em contato com o organismo humano. Contudo, é importante frisar que no caso de grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos o uso desta planta é contraindicado, por ainda não haver resultados claros sobre a sua utilização em todos os casos citados anteriormente.