A grumixama ainda é pouco conhecida e, portanto, menos presente nas mesas do país. Também chamada de grumichaba, grumixameira, grumiçava e gurumichaba, a fruta é prima da pitanga e nativa da Mata Atlântica. Em alguns lugares, ela é conhecida como “cereja brasileira”, por ter uma aparência bem semelhante com a frutinha vermelha.
A origem do seu nome grumixama, segundo o vocabulário Tupi-Guarani, provém de “guamichã” que quer dizer: o que pega na língua. Seu fruto “pega na língua” por ser bastante palatável e com sabor inigualável, e ainda é uma mistura de doçura e acidez, um misto de Pitanga e Jabuticaba. Confira os benefícios da grumixama:
Benefícios da grumixama:
Ainda pouco conhecida, mas já foi identificado algumas propriedades como Vitamina C e do complexo B (B1, B2), Niacina, flavonoides e outros, estão presentes nessa frutinha bem diferente. Então, veja outros benefícios da grumixama para saúde:
- É Rica em Antioxidantes;
- Previne do Câncer;
- Fonte de Vitamina C;
- Age como Diurético;
- É Energizante;
- Tem Ação Revitalizante;
- Rico em Vitamina B1 e B2.
- Combate Envelhecimento precoce;
- Previne Doenças Cardiovasculares;
- Previne Doenças Pulmonar;
- Aliviar o Estresse;
- Melhorar a Digestão;
- Elimina a Tosse.
Sendo assim, é válido dizer que a grumixama possui propriedades medicinais importantíssimas à saúde, como diuréticas, energizantes, antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórias, adstringentes, aromáticas e aperientes, que ajudam a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso organismo.
Usos:
Grumixam, saborosa e rica em antocianinas, fica ótima em compota (doces de frutas), sucos e geleias e, melhor ainda, comida no pé, in natura.
A fruta da grumixama também é usada na produção de aguardentes, vinagres e licores e sua madeira é adequada para uso na marcenaria e carpintaria, ideal para ser trabalhada em torno, por sua densidade e textura firme. Costuma ser encontrada nas matas ciliares preservadas mas, está bastante rarefeita nas matas nativas porque sua madeira foi muito usada para forros e caixotaria.
Malefícios:
O consumo Exagerado do grumixama podem aparecer problemas digestivos: este efeito colateral é causada pelos hidratos de carbono de cadeia curta, em que o Grumixama é rico e que algumas pessoas não são capazes de digerir, causando inchaço, gases, cólicas estomacais, diarreia ou constipação.