O cambará é uma planta que pertence a família das Verbenaceae ela é uma planta arbustiva que possui ramos quadriculares e pequenos acúleos. As folhas da planta camabará são opostas, ásperas, serradas, muito aromáticas e tem cheiro de melissa e sabor amargo. Com numerosas flores que aparecem dispostas em cachos com coloração amarelada, vermelha ou alaranjada, a planta também é conhecida como cambará de cheiro, cambará verdadeiro, camará, camará-de-chumbo, camara-vermelha, camara-miúda, milho-de-grilo e erva chumbinho.
A planta pode reproduzir-se através de sementes, mudas ou ainda estacas, tendo a preferência em solos mais ou menos úmidos para se desenvolver.
Para que serve?
O camabará contém propriedades medicinais amplamente utilizadas para tratamentos e prevenção de problemas de saúde. Entre suas propriedades estão sua ação como:
- antiespasmódico;
- antipirético;
- anti-inflamatório;
- diurético;
- balsâmico;
- estimulante;
- sudorífero;
- expectorante;
- tônico pulmonar;
- tônico.
Benefícios do camará:
Ainda pode ser usado no tratamento de afecções do estômago, asma, bronquite, dores de ouvido, febre, reumatismo, problemas das vias respiratórias, tosse, tosse catarral, entre outros problemas de saúde.
Modo de uso:
As partes utilizadas do camabará são as folhas frescas. Então, veja como fazer o chá de camabará:
INGREDIENTES:
- 10 Flores de camabará secas;
- 350 ml de água.
MODO DE PREPARO:
- Em um bacia ou recipiente, coloque os dois ingredientes e leve ao fogo;
- Quando a mistura alcançar o ponto de ebulição, desligue e tampe, deixando descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo logo em seguida;
- Utilize entre 3 e 4 vezes ao dia, apenas uma xícara de manhã, outra depois do almoço, outra durante a tarde e mais uma antes de dormir.
Malefícios:
O uso do camabará é contraindicado para pessoas hemofílicos, grávidas e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Esta planta ainda pode aumentar o risco de hemorragias e causar irritação na pele.