A groselha vermelha possui vários nutrientes essenciais é membro do gênero Ribes na família grosseira Grossulariaceae. Além disso, a planta é nativa de partes da Europa Ocidental (Bélgica, França, Noruega, Suécia, Alemanha, Holanda, norte da Itália, norte da Espanha, Portugal e Polônia).
O sabor agudo da groselha vermelha é um pouco maior do que a groselha; no entanto, eles têm a mesma doçura aproximada. As groselhas vermelhas geralmente são cultivadas para compotas e preparações cozidas, mas podem ser usadas para saladas, guarnições ou bebidas.
Benefícios da groselha vermelha para saúde:
1. Açúcar no sangue:
O índice glicêmico classifica alimentos e bebidas com base no seu potencial de aumento de açúcar no sangue. Além disso, os alimentos altos no índice glicêmico como arroz branco e pão branco quebrarão facilmente e causarão níveis de açúcar no sangue e nível de insulina após as refeições, o que é seguido por níveis de açúcar no sangue rapidamente baixos.
2. Combater infecções:
Um copo de groselha vermelha contém 77% das necessidades diárias de vitamina C. A vitamina C é um potente antioxidante natural solúvel em água que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres causadores de câncer no organismo.
3. Excelente para o cabelo e a pele:
A ingestão adequada de vitamina C não só melhora o sistema imunológico, mas também pode criar e manter colágeno, uma proteína essencial encontrada no cabelo e na pele.
4. Fornece benefícios anti-inflamatórios:
A groselha vermelha é de natureza anti-inflamatória e isso os torna muito benéficos para proporcionar alívio de doenças anti-inflamatórias, como artrite reumatoide, gota, etc. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de vitamina C nele.
5. Excelente fonte de vitamina C:
A groselha vermelha é uma fonte rica de vitamina C, que é um nutriente vital que desempenha vários papéis. Sendo um antioxidante, luta com os radicais livres do nosso corpo e nos impede do dano oxidativo.
Também aumenta o nosso sistema imunológico e reduz o risco de infecção pelo frio, a gripe, etc.
Também reduz o risco de vários tipos de câncer e a natureza anti-inflamatória da vitamina C ajuda a proporcionar alívio de doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide.
6. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue:
O consumo regular e moderado da groselha vermelha é muito benéfico para o indivíduo que sofre de diabetes.
Isso ocorre porque as groselha vermelha têm um GI baixo (índice glicêmico), o que significa que eles liberam açúcar na corrente sanguínea em um ritmo lento e, portanto, ajuda no controle da diabetes.
7. Fornece alívio da insônia:
Outro benefício importante da groselha vermelha é a capacidade de melhorar a qualidade do sono e proporcionar alívio da insônia. Se você enfrenta dificuldade em dormir, então será uma boa ideia incluir groselhas vermelha na sua dieta.
O magnésio presente na groselha vermelha desempenha um papel importante na melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono.
Ele regula o metabolismo, proporciona alívio dos distúrbios do sono e minimiza a ocorrência de Insônia.
8. Ajuda a combater infecções:
Outro benefício importante para a saúde da groselha vermelha é a sua capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico e construir uma resistência contra infecções. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de vitamina C nele.
Uma xícara de groselha vermelha fornece cerca de 338 por cento dos requisitos diários de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural que luta com os radicais livres do nosso corpo, estabiliza-os e, assim, evita que causem danos oxidativos às células do nosso corpo (incluindo o sistema imunológico).
9. Fornece benefícios antibacterianos:
O consumo regular e moderado da groselha vermelha é também benéfico para reduzir o risco de infecções bacterianas como a infecção do trato urinário e outras infecções.
Esta natureza antibacteriana da groselha é principalmente devido à presença de compostos químicos como taninos e antocianinas neles.
Estes compostos dificultam o crescimento de bactérias no trato urinário e, assim, reduz o risco de infecção.
10. Bom para o nosso cérebro:
A groselha vermelha é boa, não só para a saúde geral, mas também para a saúde do cérebro. Comer grosseiro em uma base regular (mas moderada) aguda nossa memória e também aumenta o fornecimento de oxigênio ao nosso cérebro. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de ferro e antioxidantes neles.
11. Reduz o risco de anemia:
Comer groselha vermelha regularmente também é benéfico para reduzir o risco de anemia e para proporcionar alívio do mesmo. Este benefício da groselha é principalmente devido ao presente de ferro neles.
O presente de ferro na salsa de groselha vermelha na formação de glóbulos vermelhos e garante que o sangue oxigenado chegue a todas as partes do nosso corpo, reduzindo assim o risco de anemia.
12. Fornece alívio de inflamação gastrointestinal:
As groselhas vermelha são uma fonte rica de vários antioxidantes e outros compostos como taninos, antocianinas, fito nutrientes.
A presença desses compostos os torna muito benéficios para prevenir a inflamação gastrointestinal e cardiovascular. Esta é outra razão interessante e importante para incluir a groselha vermelha na sua dieta.
13. Ajudar na defesa antioxidante:
Uma xícara de groselha vermelha contém 10 por cento do manganês mineral, que é um cofator essencial em algumas enzimas importantes nas defesas antioxidantes.
14. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos:
O cobre e o ferro são essenciais para a formação de novas células sanguíneas. Uma deficiência de ferro pode levar a anemia, cansaço e fraqueza muscular.
15. Fornece alívio da constipação:
A groselha é muito boa para o nosso estômago e desempenha um papel importante na manutenção do nosso sistema digestivo saudável. Este benefício da groselha vermelha é principalmente devido à presença de fibras dietéticas nela.
As fibras dietéticas presentes na groselha vermelha regulam o movimento intestinal e garante a eliminação suave dos resíduos do nosso corpo e, portanto, proporcionam alívio da constipação.
Como a constipação é uma grande ameaça para o nosso sistema digestivo, por isso, eliminando a constipação, a groselha vermelha também eliminam o risco de vários problemas digestivos.
16. Fornece benefícios antivirais:
De acordo com um estudo publicado na edição 2013 de “Frontiers of Microbiology”, verificou-se que os extratos obtidos das folhas de groselha vermelha podem se defender contra o vírus influenza A (vírus da gripe), pois previne a propagação do vírus da gripe durante os estágios iniciais.
Concluiu-se que o extrato de folhas de groselha vermelha poderia ajudar na redução do risco de infecção causado pelo vírus da Influenza A (embora isso não possa ser dito com certeza, já que ainda é necessário testar humanos).
17. Beneficio para indivíduos que sofrem de PAD:
Outro benefício importante da groselha é a sua capacidade de reduzir o inchaço nos pacientes que sofrem de doença arterial periférica. Para este benefício, consumir suco de groselha em combinação com suco de laranja.
18. Fornece alívio de problemas circulatórios:
O consumo regular e moderado de groselha vermelha diminui a dor e o inchaço em mulheres que sofrem de problemas circulatórios ligados a pílulas anticoncepcionais.
19. Fortalece nossos ossos e dentes:
A groselha é uma boa fonte de cálcio, magnésio, cobre, etc. A presença destes nutrientes vitais desempenha um papel importante para fortalecer nossos ossos e dentes.
O consumo regular de groselha vermelha não só melhora a força dos nossos ossos, mas também reduz o risco de osteoporose (uma condição em que os nossos ossos ficam extremamente fracos e frágeis e correm maior risco de fratura).
20. Fonte de vitamina K:
A groselha vermelha são uma boa fonte de vitamina K, que funciona na retenção de cálcio na matriz óssea. Um consumo suficiente de vitamina K também pode reduzir a excreção urinária de cálcio.
Um copo de groselha vermelha contém 15 por cento do valor recomendado diariamente da vitamina K.
21. Ajudar a melhorar a saúde digestiva:
A ingestão diária recomendada de fibras alimentares para homens e mulheres é de 38 gramas e 25 gramas, respectivamente.
As ajudas à fibra impedem a constipação, facilitando sua movimentação intestinal. A fibra também pode raspar o colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos.