O abricó é uma fruta desconhecida por muitos, que pode trazer diversos benefícios a saúde humana graças as suas muitas propriedades medicinais. De nome científico Mammea americana. Além disso, o abricó é também conhecido como abricó-do-pará, abricote e abricoteiro. Seu fruto é carnoso, possui apenas uma semente, é duro e redondo.
A fruta é consumido principalmente nos Estados Unidos, e no Brasil é mais consumida no estado do Pará. A árvore é frondosa, grande e piramidal, e pode chegar aos 15 metros de altura. As folhas podem medir até 14 cm de comprimento, e são pecioladas.
Valor nutricional do abricó:
O abricó também é conhecido popularmente como Damasco. Esta fruta é mais encontrada enlatada e seca. Qualquer alimento seco é mais nutritivo, pois seus nutrientes ficam concentrados.
Além disso, este fruto é rica em vitamina A, E, B2 e C, sendo um excelente anti-oxidante. Como não consegui encontrar dados sobre o peso e as informações nutricionais do Damasco in natura, colocarei os dados do Damasco seco.
Benefícios do abricó para saúde:
1. Saúde cardiovascular:
O beta caroteno encontrado no abricó é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.
2. Melhora a visão:
O abricó e ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.
3. Contem baixos índices glicêmicos:
O abricó consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos.
4. Saúde mental:
A essência das flores do abricó trabalha ainda a deficiência mental, fazendo a reconexão dos canais energéticos no nível mental. É um floral indicado para quem tem dificuldade em concretizar e realizar.
5. Contém vitamina A:
Um dos grandes benefícios do abricó para saúde é que ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção, agindo também como um poderoso antioxidante.
6. Saúde digestiva:
Além disso, o abricó é também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.
7. Previne contra o reumatismo:
No entanto, esta planta é indicado para problemas digestivos, febre, combate aos insetos como bicho-do-pé, limpeza do sangue, combate à malária, reumatismo e vermes. A sua resina, assim como suas folhas e raízes, são vulnerárias e inseticidas, principalmente contra o bicho-do-pé, e delas é extraído um excelente remédio para picadas de inseto.
8. Prevenir o eczema:
As pesquisas revelaram que esfregar o o óleo extraído do abricó sobre a pele pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna, tonando um dos grandes benefícios do abricó para saúde.
Como consumir o abricó?
Além disso, o abricó pode ser consumido quando maduro, geralmente na época do outono, e pode ser usada para preparar sucos ou compotas, por exemplo.
1. Suco de abricó:
Etapas:
- Em primeiro lugar para preparar o suco deve-se bater no liquidificador a polpa de abricó com 500 ml de água,
- Em seguida, adoçe com açúcar ou mel, caso seja necessário.
2. Geleia de abricó:
Etapas:
- Cortar a polpa em pequenos pedaços e adicionar 1 copo de açúcar e levar ao fogo baixo, mexendo sempre.
- Geralmente não é preciso adicionar água, mas se achar que fica grudando na panela, coloque pequenas quantidades.
- Aos poucos a textura da compota vai se formando e o doce fica pronto em cerca de 20 minutos.
- Depois deve colocar num recipiente de vidro bem lavado e manter guardado na geladeira.
- Além disso, também é possível preparar outras receitas doces e vitamina de frutas, por exemplo.
Utilidades medicinais do abricó:
Ácido Úrico: Usar abundantemente na fruta, fazendo refeições exclusivas desta fruta.
Catarro: Para as eliminações catarrais em geral recomenda – se fazer refeições compostas principalmente na planta- do pará; mas não convêm usá-lo em excesso.
Febre: Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas.
Hipertensão Arterial: Parece adequada a inclusão desta planta na alimentação dos hipertensos.
Verminoses: Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum
Contraindicações do abricó:
Apesar do abricó poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.