A camomila é a preferida entre as ervas para tratamento herbal, pode ser usada como um antidepressivo, juntamente com o uso para alívio de doenças. Além disso, a camomila é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar várias doenças. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais, como enfatizado pelos especialistas em um estudo sobre a camomila e os seus benefícios.
O modo mais conhecido para tomar o Chá de camomila é a preparação de uma infusão de suas flores. Os pesquisadores estão cada vez mais interessados em explorar as propriedades e os benefícios da camomila. É por isso que esse remédio natural e popular é tão benéfico.
Propriedades:
Os principais nutrientes da camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Esta última é importante porque combate os radicais-livres e previne doenças cerebrais degenerativas – como o Alzheimer -, câncer e outras complicações.
A cumarina também está presente na camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.
Quais os benefícios da camomila?
1. Para prolongar a vida:
De acordo com um novo estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber uma infusão de camomila pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a camomila prolonga a vida.
2. Alivia dores de estômago:
De acordo com o Dr. David Kiefer, a camomila contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. A infusão de camomila deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.
3. Calmante:
O chá de ervas com camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia. Preparar uma infusão de camomila é simples. O conselho é comprar as flores secas de camomila na medicina herbal e usar duas colheres de chá por copo.
4. Para relaxar os músculos:
A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.
5. Para tratar dores menstruais:
Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, ela é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor.
6. Para combater resfriados e gripes:
A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão ajudaria a liberar as vias aéreas.
7. Para estimular o sistema imunológico:
De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número crescente de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina.
Em particular, algumas substâncias presentes podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.
8. Alivia dores de cabeça:
Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo pode representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.
9. Reduz cólicas menstruais:
Por sua atividade antiespasmódica, ou seja, que ajuda a reduzir a contração involuntária dos músculos, o chá pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.
10. Redução de inchaço:
A camomila contém camazuleno, um composto químico que auxiliaria na redução do inchaço. Ela também tem ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficiaria pessoas que querem emagrecer – quando aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.
11. Ação anti-inflamatória:
A ação anti-inflamatória do chá pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles as artrites e outras doenças reumáticas. Converse com o seu médico para saber se o chá pode ajudar no seu caso.
12. Como compressa:
Para utilizar o chá como compressa, prepare o chá da mesma forma que faria para beber. Depois espere até que ele esteja mordo, pegue um pano bem limpo, mergulhe-o na bebida e coloque-o que suavemente sobre os olhos. Deixe por alguns minutos e retire.
13. Trata dor de garganta:
O chá de flor seca de camomila também pode ser usado para combater e acalmar a dor da garganta que está irritada e inflamada, pois ele possui certas propriedades que ajudam a reduzir a inflamação.
14. Para emagrecer:
Você deve preparar esse chá com uma colher (sopa) de flor seca para cada xícara de água. Esquente a água, sem necessariamente deixá-la ferver, desligue o fogo, acrescente a erva e deixe o chá abafar por cerca de 10 minutos. Coe o chá e tome de duas a quatro xícaras por dia, preferencialmente após as refeições.
15. Para saúde digestiva:
Acredita-se que seja um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos. Extrato de camomila pode ajudar a encurtar o curso de diarreia e cólicas em crianças, bem como aliviar os sintomas associados com as condições como dor e ansiedade.
Outros benefícios:
Um copo de chá de camomila tem duas calorias, dois miligramas de sódio e nenhum colesterol. Camomila é comumente utilizada para melhorar muitas condições de saúde diferentes, incluindo:
- Ansiedade e à depressão;
- Diminui a hiperatividade;
- Ajuda a acalma e a relaxar;
- Alivia o estresse;
- Auxilia no tratamento da ansiedade;
- Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as
- úlceras no estômago;
- Ajuda a aliviar o enjoo;
- Alivia cólicas menstruais;
- Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
- Acalma e remove as impurezas da pele.
O chá de camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.
Contraindicações da Camomila:
A camomila não é indicado para gestantes por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da bebida. Além disso, há também Riscos do consumo excessivo que acarreta em sedação, hipotensão, diarreia, insônia, excitação nervosa, náusea e vômitos.