A bétula é uma árvore pequena ou de porte médio, com características de climas temperados do hemisfério norte, possuindo folhas alternas e simples, que podem ser lobadas ou dentadas, e o seu fruto é uma pequena sâmara. Além disso, a sua denominação de um gênero de árvores da família das Betuláceas, a qual pertence também a aveleira.
Devido às suas propriedades, ele também popularmente conhecida como bétula branca ou vidoeiro, pode ser utilizada como planta medicinal. Confira a seguir as propriedades, os benefícios à saúde e as indicações de uso desta planta.
Para que serve?
A bétula serve para auxiliar no tratamento de cólicas renais, cistite, uretrite, icterícia, dores musculares, irritação da pele, psoríase, gota, calvície, caspa, crescimento dos cabelos e para purificar o sangue, ela também serve para:
- Adstringente;
- Depurativo;
- Antisséptica;
- Aromática;
- Cicatrizante;
- Desinfetante leve das vias urinárias;
- Estimulante digestiva;
- Laxante;
- Tônica;
- Sudorífica;
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória.
Benefícios do Chá de Bétula:
Além disso, as folhas de bétula são conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias. Eles ajudam a liberar o sistema urinário, juntamente com os rins, tornando-se uma boa ajuda para uma infecção do trato urinário ou da bexiga e para pedras nos rins.
No entanto, Eles ajudam a reduzir a retenção de líquidos e inchaços, ácido úrico e toxinas, ajudando na gota e no reumatismo.
Por outro lado o seu chá auxilia no tratamento de cólicas renais, cistite, uretrite, dores musculares, irritação da pele, psoríase, calvície, caspa, para purificar o sangue, problemas nas articulações, celulite, reumatismo, fígado (gomos).
Como fazer o chá de bétula?
Ingredientes:
– folhas secas de bétula;
– uma xícara de água.
Modo de preparo:
- Adicione 1 colher (de chá) de folhas secas em uma xícara de água fervente;
- Em seguida, deixar em repouso durante 10 minutos;
- oe e tome 500 ml ao longo do dia.
Malefícios:
O uso da bétula é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Esta planta pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele.
Além disso, durante os meses de setembro e outubro, os polens desta panta podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.
Lembrando também que todo tratamento, natural ou não, deve ser feito sob orientação médica.