Os carotenoides atuam como antioxidantes no corpo humano. Eles têm fortes propriedades de combate ao câncer, de acordo com o Comitê internacional de Medicina. Além disso, alguns carotenoides são convertidos pelo organismo em vitamina A, que é essencial para o desenvolvimento da visão e do crescimento. Eles também são benéficos para o sistema imunológico e funcionam como anti-inflamatórios.
O que são os carotenoides?
Os carotenoides são substâncias químicas do tipo pigmento que encontramos na natureza, desde bactérias, algas e fungos, até plantas e animais que dão na natureza os tons de amarelo ao vermelho. Plantas, algas fungos e bactérias conseguem sintetiza-los, já os animais não, devendo adquiri-lo através da dieta.
Além disso, os carotenoides são caracterizados por serem lipossolúveis e por terem moléculas oxidáveis. Sua estrutura química é de tetraterpenoides, formado de quarenta átomos de carbono, tendo a propriedade de absorver luz visível em diferentes comprimentos de ondas.
Encontramos mais de 900 tipos na natureza e esta variedade de estruturas moleculares se dá pelos processos que podem ocorrer em suas moléculas: alongamento de cadeia, isomerização, migração de duplas ligações, hidrogenação, desidrogenação, ciclização, entre outros. Podem ser divididos em duas classes: carotenos e xantofilas.
No entanto, eles apresentam apenas carbono e hidrogênio na molécula são chamados de carotenos, que são sintetizados a partir de derivados de isopreno de cinco carbonos (um número variável de ligações duplas conjugadas).
Quais são os alimentos ricos em carotenoides?
- Damasco;
- Brócolis cru;
- Melão;
- Couve de bruxelas;
- Cenoura;
- Goiaba;
- Couve;
- Manga;
- Abóbora;
- Pimentão vermelho;
- Espinafre;
- Batata-doce;
- Tomate;
- Melancia.
Benefícios dos carotenoides para saúde:
Os carotenoides presentes nos alimentos são fundamentais para a saúde humana, principalmente porque se trata de compostos que não são produzidos naturalmente pelo corpo e sua única fonte são os alimentos ou suplementos.
Além disso, eles têm a função de proporcionar benefícios para a saúde em vários aspectos, mas seu consumo está mais ligado à diminuição do risco de doenças, em particular alguns tipos de câncer e doenças oculares e têm sido mais estudados atualmente são o betacaroteno, o licopeno, a luteína e a zeaxantina.
Pesquisadores acreditam que a maior parte dos benefícios atribuídos aos se dá devido ao seu papel como antioxidante no organismo. O betacaroteno pode ter benefícios adicionais devido a sua capacidade de ser convertido em vitamina A.
Estudos recentes identificaram que os carotenoides são primordiais para o bem-estar do sistema cardiovascular e para a saúde reprodutiva masculina. Além disso, o licopeno, um carotenoide encontrado em tomates(entre outros frutos e vegetais), tem sido associado à manutenção da integridade do fígado, próstata, mama, cólon e pulmões.
Exemplos de Carotenoides:
1. Licopeno:
Está presente no tomate, prevenindo a oxidação do colesterol LDL, evitando doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose. Em pesquisas recentes foi sugerido para a redução do risco de câncer de pulmão, de próstata, entre outros.
Além disso, os estudos sugerem que a absorção do licopeno é melhor e mais completa quando ingerimos alimentos à base de tomate, do que o próprio tomate, uma vez que a alta temperatura proporciona ligações químicas a outros compostos, facilitando a absorção do licopeno pelo nosso organismo.
No entanto, o caroteno e outros são precursores da vitamina A. Esta síntese dela ocorre no fígado, sendo que há clivagem da molécula de β-caroteno, produzindo duas moléculas de vitamina A, a qual é importantíssima para a visão e para o crescimento em humanos.
2. Luteína e zeaxantina:
Encontradas na retina humana, protegem-na da luz ultravioleta. Atuam na prevenção de artrite e câncer de pulmão. Também é um carotenoide vitamina A.
Além disso, os carotenos, a criptoxantina, o licopeno, a zeaxantina e a luteína são os mais comuns encontradas em alimentos. Portanto, após a digestão, são incorporados ao sangue com a presença de uma pequena quantidade de gordura.
Estão presentes em alimentos como Abóbora, pimentão, mamão, brócolis e muitos outros vegetais, legumes, folhas e frutos, até mesmo nos não coloridos como batata doce e inhame. Outro alimento que é fonte destes pigmentos é a gema do ovo.