Os benefícios do óleo de cártamo são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, é extraído das sementes de cártamo. As sementes são brancas e contêm uma grande quantidade de proteínas e boa gordura.
O óleo de cártamo é incolor e sem sabor. Seu valor nutricional é comparável ao óleo de girassol. É preparado a partir de sementes não tratadas e tratadas. As sementes não tratadas são amargas no sabor e este óleo não é comestível. As sementes tratadas são comestíveis e contém ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados.
O que é o óleo de cártamo?
Um dos vários óleos comestíveis que muitos acreditam ser benéfico para saúde, o óleo de cártamo possui alguns riscos. Este artigo lhe deixará informado sobre seus benefícios e seus efeitos negativos.
Caso não esteja familiarizado, deixe-me começar falando que ele é derivado das sementes da planta de cártamo. A planta de cártamo é conhecida cientificamente como Carthamus tinctorius L e é uma colheita anual pertencente à família Asteraceae.
A planta de cártamo é nativa em grande parte da Ásia, África e Oriente Médio. Está entre as culturas mais antigas do mundo com uma história que remonta a cerca de 4.000 anos para o antigo Egito
A Índia produz a maior quantidade de cártamo comercial no mundo, com a Califórnia e o México seguindo de perto. Além da Califórnia, o cártamo é cultivado em outros estados ocidentais dos EUA, incluindo Arizona, Dakota, Idaho, Colorado e Nebraska.
Valor nutricional:
Na verdade, existem dois tipos de cártamo. O primeiro tipo é aquele que produz óleo, que é rico em ácido oleico, considerado ácido graxo monoinsaturado. O outro tem níveis mais elevados de ácido graxo poli-insaturado, também conhecido como ácido linoleico.
A variedade oleica do óleo tem cerca de 78% de gorduras monoinsaturadas, 15% poli-insaturadas e 7% de gorduras saturadas. A variedade linoleica do óleo de cártamo contém cerca de 75% mais gorduras poli-insaturadas do que outros óleos, como o azeite, o óleo de amendoim ou o óleo de soja.
O óleo de cártamo contém altas concentrações de ácidos graxos ômega 6, mas não tem gorduras ômega 3. Por isso, é recomendado manter um equilíbrio entre gorduras ômega 3 e ômega 6. Embora ambos sejam importantes para a saúde, o ômega 6 tende a ser consumido em excesso desde a antiguidade.
Benefícios do óleo de cártamo para saúde:
1. Saúde do coração:
O óleo de cártamo é extremamente rico em ácidos graxos ômega 6. Apesar de nossas dietas conter uma grande quantidade desses ácidos, o ômega 6 é fundamental para a saúde do corpo. O ácido linoleico mantém os níveis de colesterol do corpo saudável.
Manter o colesterol controlado é essencial para o coração e saúde. Manter os níveis de colesterol sob controle significa redução do risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e aterosclerose, ou o endurecimento de suas artérias.
2. Para diabetes:
Os ácidos graxos ômega 6 mencionados anteriormente também pode manter o nível de açúcar no sangue adequado e auxiliar as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 manterem a glicose no sangue. Alternar para um óleo mais saudável, como o de cártamo, também pode evitar que esta doença se desenvolva.
3. Controle do peso:
O óleo de cártamo é uma escolha saudável para pessoas com excesso de peso e procuram entrar em forma. Contém uma quantidade de ácido graxo ômega 6, que pode auxiliar o corpo na utilização dos depósitos de gordura, em vez de armazená-lo no corpo.
Claro, não estamos sugerindo que sozinho irá ajudá-lo na perda de quilo, mas, quando comparado a muitos outros óleos, é uma escolha melhor. Funciona perfeitamente como um óleo de cozinha para substituir um óleo menos saudável.
4. Saúde do cabelo:
O ácido oleico encontrado no óleo é extremamente benéfico tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo. Este nutriente pode melhorar a circulação para o couro cabeludo, estimular o crescimento do cabelo e fortalecer os folículos capilares, resultando em cabelos mais saudáveis e mais fortes.
Sua capacidade de manter o cabelo saudável e promover uma aparência brilhante significa que é um ingrediente popular em produtos de cabelo comercializado em farmácias e supermercados.
5. Perfeito saúde pele:
O teor de ácido linoleico do óleo de cártamo é perfeito para a melhora da saúde e a aparência da pele. Os ácidos graxos podem desobstruir os poros da pele, resultando em menos espinhas e cravos que. Portanto, podem ajudam na proteção da pele contra a acne.
O ácido linoléico também pode estimular a regeneração de novas células da pele, ajudando no clareamento das cicatrizes e outras manchas desagradáveis presente na pele. Tal como acontece com qualquer tratamento para cicatrizes e defeitos, você não pode esperar resultados à curto prazo e precisará de um pouco de paciência antes de começar a observar os resultados.
6. Saúde imunológica:
É possível que o óleo de cártamo possa contribuir para a saúde do sistema imunológico, pois os ácidos graxos saudáveis presente neste óleo podem regular as prostaglandinas do organismo.
Essas substâncias semelhantes aos hormônios ajudam nosso corpo a funcionar de forma mais eficaz e pode auxiliar no funcionamento do sistema imunológico. Além disso, significa que nossos corpos serão mais capazes de se proteger contra doenças, incluindo resfriados e gripe.
7. Alívio dos sintomas pré-menstruais:
O ácido linoleico presente no óleo de cártamo é responsável por uma série de funções corporais. Além disso, incluindo a regulação das flutuações hormonais muito comuns durante a menstruação. É possível que possa aliviar.
Esses sintomas que afetam muitas mulheres durante o período menstrual, incluindo mudanças de humor e irritabilidade. Além disso, o óleo pode agir de forma semelhante aos suplementos hormonais, menos os efeitos colaterais.
8. Aliviar a artrite:
Massagear o óleo na pele pode aliviar a dor muscular ou dor nas articulações, como a artrite. Também pode aliviar a dor sofrida durante as lesões. Além disso, o óleo provavelmente é seguro para uso externo na pele e nos cabelos, mas há algumas precauções que devem ser tomada antes de consumir o óleo internamente.
O óleo de cártamo não deve ser consumido em dias antes de cirurgia nem tempo depois, a menos que tenha aprovação médica. Além disso, como o óleo pode impedir o processo de coagulação do sangue, pode aumentar o risco de sangramento após a cirurgia.