6 dicas caseiras para curar edema nas pernas: funciona? como fazer?
As dicas caseiras para curar edema nas pernas são fáceis, pois, o edema (retenção de líquido) ocorre quando o fluído acumula-se nos tecidos do corpo. Isso ocorre preferivelmente sob a pele, por exemplo, na face, mas especialmente nas pernas. Assim, é bom saber alguns remédios caseiros para curar edema nas pernas de forma eficaz.
Quando se tem edema, as pernas incham. Elas também podem causar dor, coceira, erupções cutâneas e bolhas. É comum em mulheres durante a gravidez. Mas obesidade, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca e o álcool pode causar retenção de líquido nos pés e pernas.
Então, o que você pode fazer com isso? Um bom método é observar os remédios caseiros que já são usados desde muito tempo. Encontre boas receitas para tratar o edema nas pernas.
As causas mais comuns são:
- O calor do verão reduz a saída de fluido das pernas;
- Posição prolongada;
- Queimaduras, incluindo queimaduras solares;
- Gravidez: As alterações hormonais afetam o equilíbrio da água no corpo;
- Menstruação;
- Deficiência de proteína e vitamina B1;
- Remédios para a pressão arterial alta, os corticosteroides e os remédios anti-inflamatórias;
- Além disso, consumo elevado de sal.
Dentre os principais sintomas são:
- Inchaço dos tornozelos, pernas, pés e coxas.
- Além disso, inchaço do estômago;
- Rigidez;
- Dor;
- Além disso, flutuações de peso.
Dicas caseiras para curar edema nas pernas:
1. Beba muita água:
Uma simples, mas muito eficaz dicas caseiras para curar edema nas pernas é beber mais água. Além disso, parece ilógico, sabendo que queremos remover o excesso de água do corpo, mas tem uma explicação:
Quando o corpo recebe pouca água começa reservando nos tecidos, por exemplo, nas pernas. Além disso, o aumento no consumo de água aumenta a excreção de urina, evitando, assim, a acumulação no corpo.
Você deve beber 2 a 3 litros de água por dia. Além disso, caso sua urina seja de cor amarela e espessa, então necessita beber mais água, pois a urina deve ser clara.
2. Restrinja a ingestão de sal:
O alto teor de sal é um dos principais motivos para o edema nas pernas. Evitar o sal é uma das melhores dicas caseiras para curar edema nas pernas. Além disso, evite salgadinhos, alimentos enlatados e fast food.
3. Consuma alimentos diuréticos:
Alimentos diuréticos ajudam o corpo a excretar mais urina. Assim as toxinas são expelidas e a pressão arterial diminui naturalmente. Além disso, esses são os alimentos diuréticos consumidos diariamente para evitar. Os seguintes alimentos são altamente recomendados para o tratamento de edema durante a gravidez:
- Uvas;
- Melancia;
- Folhas verdes;
- Alho-poró;
- Cenouras;
- Pepino;
- Saladas;
- Aipo;
- Limão;
- Abacaxi;
- Cranberries;
- Tomates;
- Abóbora;
- Aspargos;
- Alcachofra;
- Cebola;
- Beterraba;
- Couve de Bruxelas;
- Repolho.
4. Regule o nível de potássio:
O potássio é um eletrólito, juntamente com o sódio, que regula o equilíbrio de água normal do corpo. Além disso, a deficiência de potássio é uma outra causa de retenção de água no corpo. Portanto, você deve proporcionar mineral ao seu corpo. Estes alimentos são ricos em potássio:
- Banana;
- Damasco;
- Amoras;
- Páprica;
- Abacates;
- Sementes de girassol;
- Pêssegos;
- Morangos;
- Maçãs;
- Laranjas;
- Framboesas;
- Espinafre;
- Cogumelos.
5. Alho
O alho é uma das dicas caseiras para curar edema nas pernas por ser um diurético natural muito usado desde a antiguidade para a remoção de água armazenada no pé e nas pernas.
Consumir alho cru por dia é um bom hábito para drenar as panturrilhas e pernas inchadas, além de outros benefícios. Além disso, caso não possa comer um dente de alho cru todas as manhãs, você pode adicionar o alho em sopas, saladas e outros pratos.
6. Salsa
A salsa é outro diurético natural que pode ser usado como uma dicas caseiras para curar edema nas pernas. Além disso, é bastante utilizada para tratar pedras nos rins, infecções do trato urinário e inchaço devido a retenção de líquidos. Para tratar o edema na perna com salsa, você deve fazer o seguinte:
- Adicione um punhado de salsa fresca à 1 litro de água a ferva
- Além disso, deixe repousar por 15 minutos.
- Beba a preparação ao longo do dia.
- Além disso, como alternativa, você pode usar 2 colheres de chá de salsa secas em um copo de água e beber quatro copos por dia.